Início Araraquara Dia dos Namorados deve aquecer vendas no comércio   

Dia dos Namorados deve aquecer vendas no comércio   

Mais de 60% dos araraquarenses devem comprar presentes para o parceiro com ticket médio de R$ 150,67 neste ano

Tradicionalmente, 12 de junho marca o Dia dos Namorados, data que encerra o primeiro semestre no calendário comemorativo do setor varejista. Para avaliar o comportamento dos consumidores e identificar como o cenário atual deve impactar as vendas, o Núcleo de Economia do Sincomercio Araraquara realizou a Pesquisa de Intenção de Compras para a ocasião.

Por meio de um questionário online, o estudo apontou que 66% dos consumidores locais pretendem ir às compras neste Dia dos Namorados (as respostas positivas em 2022 atingiram 55%) e os estabelecimentos mais procurados serão as lojas de vestuário, bolsas e cosméticos, com 24% da preferência dos entrevistados. Na sequência, aparecem os locais especializados em perfumes e cosméticos (15%), além do setor de artigos de alimentação e bebidas (13,43%).

Entre os entrevistados que não pretendem ir às compras, 56,25% afirmaram não ter a quem presentear, 37,50% alegaram que não irão presentear por motivos financeiros e 6,25% utilizarão outras formas de homenagear os parceiros.

Queda do ticket médio e pagamentos

A pesquisa apontou também que o ticket médio para a compra dos presentes será de R$ 150,67 neste ano. O valor apresenta queda nominal de quase 18% em relação ao ano passado, quando o ticket médio calculado foi de R$ 183,36. Na comparação com 2021, o valor apresenta queda nominal de 11%.

Essa redução em termos nominais vai na direção oposta ao depoimento dos consumidores, que afirmaram intenção de gastarem praticamente o mesmo valor que o ano passado, como declarado por 32,26% dos entrevistados. Já os que pretendem gastar menos do que em 2022 representaram 29% dos entrevistados.

De acordo com a análise, a modalidade de compra mais procurada ainda é a presencial, com a preferência de 58% dos entrevistados. Já a compra integralmente online representou 35,5% das respostas. Por último, a modalidade menos buscada foi pela internet (com retirada física ou por redes sociais), com apenas 6,45%.

Já em relação à forma de pagamento, o cartão de crédito deve ser o mais utilizado: 35,5% dos entrevistados pretendem utilizar essa modalidade a prazo e 25,8% à vista. Em seguida, 25,8% utilizarão o cartão de débito e apenas 12,9% dos pretendem fazer seus pagamentos via pix. Em 2022, a modalidade de cartão de crédito a prazo havia sido a terceira mais citada.

“Os números gerais revelam certa cautela por parte do público em relação aos gastos, reflexo do atual cenário de alta da taxa básica de juros (Selic), que é utilizada nesse cenário para conter a demanda, pela alta do crédito, e assim suavizar a inflação. A busca superior na utilização do cartão de crédito este ano, também é reflexo desse panorama atual”, destaca Thais Gentile, pesquisadora do Núcleo de Economia do Sincomercio.

Os entrevistados ainda foram questionados sobre quando deverão efetuar a compra dos presentes e a última semana que antecede a data deverá ser a mais movimentada: 64,81% dos consumidores irão às compras nesse período, com 19,35% na véspera ou no dia da comemoração. Já 35,48% dos respondentes programaram e já efetuaram as compras com aproximadamente 15 dias de antecedência.

Experiência de compra

A pesquisa do Núcleo de Economia do Sincomercio avaliou as influências de compras dos consumidores, que apontaram que as divulgações online em redes sociais e e-mails (36,8%) são, atualmente, o que traz o maior peso no processo de escolha. As vitrines das lojas (20,7%) foram a segunda opção mais lembrada pelos entrevistados, seguida da recomendação de amigos ou familiares (19,5%) e ferramentas digitais de busca e os comparadores de preço online (15%).

Já o que mais atrai os consumidores no momento da compra são a qualidade no atendimento e promoções e descontos, recebendo 17,14% e 22,14% dos votos, respectivamente. A possibilidade de parcelamento (15%), a confiabilidade dos sites comerciais (14,3%) e a variedade de produtos ofertados (11,4%) completam a lista.

  

Redação

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