Início Araraquara Diretor de teatro Álvaro Alves Filho recebe 1º Prêmio Artista Destaque na...

Diretor de teatro Álvaro Alves Filho recebe 1º Prêmio Artista Destaque na Câmara 

Álvaro foi o coordenador por décadas do Núcleo de Artes Cênicas do Sesi

O ator e diretor de teatro Álvaro Alves Filho recebeu o 1º Prêmio “Magali Aparecida Merola – Artista Destaque”, edição de 2022, em Sessão Solene no Plenário da Câmara Municipal na noite da última sexta-feira (23). 

Instituída em 2021, em iniciativa da vereadora Fabi Virgílio (PT), a honraria tem o objetivo de valorizar o trabalho de artistas que se destacam em sua vocação artística e cultural no município. A indicação é feita pela maioria dos integrantes do Conselho Municipal de Cultura de Araraquara entre as sugestões apresentadas por vereadores, entidades, conselhos municipais, organizações e sociedade civil. 

O prêmio leva o nome da diretora, coreógrafa e bailarina da Academia Magali Ballet de 1978 a 1993, Magali Aparecida Merola. Magá, como era conhecida, lutava para manter a arte vibrante e pulsante em Araraquara. 

“É um prêmio que honra esse exercício tão hercúleo que é ser artista no interior de São Paulo. Um prêmio que pode descortinar o véu que cobre os nossos anseios e nos fazer transitar entre o passado e o presente para alcançarmos um futuro”, disse Fabi sobre a ideia de criação do prêmio. 

A vereadora, que presidiu a Sessão Solene, destacou que Álvaro Alves Filho “fez as pessoas acreditarem no poder transformador do teatro”. Ela relembrou sua relação com o homenageado, de quem foi aluna no curso de teatro do Serviço Social da Indústria (Sesi) em Araraquara. 

“Ele me mostrava que poderíamos ser tudo o que quiséssemos. Álvaro nos permitia sonhar e, para além disso, sonhava junto. E, pouco a pouco, ele ia melhorando a vida de todos à sua volta com uma palavra amiga, com um conforto em um dia ruim, com um livro que estava ligado diretamente aos conflitos que cada aluno passava, com um gesto, com ouvidos para escutar nossas crises existenciais, enfim, tudo o que um ser humano artístico, antropofágico, contemporâneo, é capaz de fazer”, disse Fabi. 

Presente na sessão e amigo de Álvaro, o vereador Alcindo Sabino (PT) também fez agradecimentos ao homenageado. “Quem se aproxima do Álvaro não o esquece. A gente tem em você um exemplo. Essa figura que, com esse jeito calmo, traz um alento para a nossa alma”, disse. 

A secretária municipal de Cultura, Teresa Telarolli, descreveu o ator e diretor como uma referência. “O Álvaro se transformou em uma referência importante para gerações de jovens, para artistas, para agentes culturais que convivem e conviveram com ele. Este momento traduz isso com muita pertinência. É um momento de afeto. Estamos todos aqui em um momento de celebração e agradecimento”, afirmou. 

Representando o Conselho Municipal de Cultura, Victor Ferrari afirmou que Álvaro foi fundamental para o início de sua carreira dentro das artes cênicas. “Não tem como falar do Álvaro se eu não falar de toda a memória afetiva que tenho sobre todas as experiências vividas no Sesi. Muito obrigado, Álvaro, por toda a sua trajetória artística e por tudo o que fez no Sesi e na cultura de Araraquara”, disse Victor, que também é curador e coordenador de produção da 35ª Semana Luís Antonio Martinez Corrêa. 

Em sua fala, Álvaro afirmou que o Núcleo de Artes Cênicas do Sesi Araraquara conseguiu um marco histórico de inclusão social. “Na Araraquara ainda dividida por uma linha férrea, o núcleo uniu toda uma cidade em um mesmo local: o palco do teatro do Sesi, que, de segunda a sexta, recebia filhos de trabalhadores da indústria, crianças em vulnerabilidade social, filhos de presidiários, professores universitários, empresários. Todos em um profundo aprendizado de expressão de si mesmos através do teatro”, pontuou o homenageado. 

“O prêmio que recebo nesta noite vem reacender em mim, nos dias atuais, a intransferível tarefa de que só através da arte e da educação teremos espaços livres, despolarizados, abertos ao diálogo e à convivência republicana que respeita o outro nas diferenças de quem se é diferente”, concluiu Álvaro, que agradeceu à família, aos amigos, à Câmara e ao conselho municipal pela homenagem. 

O homenageado 

Álvaro Alves Filho se formou em Ciências Sociais e é diretor de teatro e ator com especialização em Gestão Cultural. É diretor das unidades do Sesi de Franca, Ribeirão Preto e Sertãozinho. 

Álvaro também foi o coordenador por décadas do Núcleo de Artes Cênicas do Sesi-SP, que fez quase todas as pessoas do teatro de Araraquara iniciarem suas vivências e experiências com a linguagem cênica. 

São 42 anos trabalhando no Sesi, sendo mais de 20 anos como orientador de artes cênicas. Em um tempo em que não existiam Oficinas Culturais, o teatro do Sesi era a opção para vivenciar a linguagem cênica de maneira gratuita.  

Com atividades pedagógicas gratuitas focadas no teatro, o núcleo oferece cursos livres a crianças, adolescentes, adultos e idosos, apresentando essa arte como uma experiência de convívio em grupo e provocando uma sensibilização estética e ética. 

Redação

Sair da versão mobile