Por José Augusto Chrispim
Passadas as eleições municipais que elegeram o novo prefeito e os 18 nomes que vão compor o Legislativo araraquarense a partir de 1º de janeiro de 2025, a hora agora é de buscar votos para definir quem será o próximo presidente da Câmara Municipal de Araraquara. A eleição da mesa diretora e a escolha dos membros das comissões permanentes ocorrerão logo após a cerimônia de posse, marcada para o dia 1º de janeiro, às 15h, no Centro Internacional de Convenções (antigo CEAR).
Mais cotados
Entre os nomes mais cotados estão Rafael de Angeli (Republicanos) – que foi o vereador mais votado da história da cidade -, e Aluisio Braz, o Boi (MDB), que atualmente é o vice-presidente da Casa de Leis. O emedebista já presidiu a Câmara por duas vezes e, hoje, é líder da base do governo Edinho Silva. Já Rafael, que foi eleito para seu terceiro mandato consecutivo como vereador com 4.052 votos, chegou a concorrer à Presidência em 2022, mas não foi eleito.
Respeito às urnas
O vereador Aluisio Braz, o Boi, falou à reportagem de O Imparcial sobre a possibilidade de concorrer mais uma vez à Presidência e também se o MDB irá compor o governo Lapena ou será oposição. “Em ambos os casos acredito que ainda seja prematuro dar uma posição, pois, nós respeitamos a decisão das urnas ao Executivo que elegeu o novo prefeito, assim como entendo que o Lapena respeita a decisão da população que elegeu os novos membros do Legislativo. São poderes que trabalham em harmonia, mas são independentes. A configuração da Câmara mudou bastante, são 10 novos nomes, mas o apoio nosso à candidatura da Eliana Honain não mudou e ainda aumentou o número de vereadores que a apoiaram, então, estamos ouvindo o novo momento da Câmara e ainda tem dois meses e meio para o novo prefeito e os novos vereadores assumirem. Já no que tange situação ou oposição, ainda não tivemos nenhuma conversa entre MDB e o prefeito eleito no sentido de uma aproximação, por isso, hoje estamos equilibrados, nem oposição e nem situação. Porém, como sempre foi nossa forma de fazer política, vamos sempre nos pautar pela conversa, sempre no sentido de aprovar o que for melhor para a cidade”, explicou Boi.
Presidência da Câmara
Quanto a concorrer à Presidência da Câmara, Boi alegou que ainda é muito prematuro. “Com relação à Presidência, entendo que ainda é muito prematuro e os nomes vão surgindo naturalmente. Eu espero que a candidatura que vença a disputa seja um nome de equilíbrio, de respeito ao contraditório, às diferenças, à individualidade de cada mandato, sem disputa política na gestão da Presidência. Ainda estamos tentando assimilar o resultado das urnas, tanto no Executivo como no Legislativo que teve 10 mudanças, mas, estamos tranquilos para ouvir tanto o dia a dia do Legislativo, como o novo prefeito e sua equipe”, destacou o emedebista.
Buscando votos
Já o vereador do Democratas, Rafael de Angeli, confirmou à reportagem que vai disputar a Presidência. “Tenho a intenção de disputar a Presidência da Câmara e já estou articulando isso, pois, preciso conseguir a maioria dos votos. Eu quero muito ser presidente da Câmara e, também, o Boi já foi presidente duas vezes, acho que chegou a minha vez de colocar isso no meu currículo político”, comentou Rafael.
Liderança do governo
A respeito se será o líder do governo Lapena na Câmara, Rafael disse que o prefeito eleito ainda não falou nada sobre o assunto. “Provavelmente o Lapena vai conversar sobre a liderança em dezembro, mas ainda não sabemos se ele vai deixar com alguém do PL, comigo, com o Lelo ou com alguém do Novo”, finalizou o vereador.