Início Araraquara Docente de Medicina da Uniara faz alerta sobre cuidados com as doenças...

Docente de Medicina da Uniara faz alerta sobre cuidados com as doenças respiratórias durante este período

Flávio Ferlin Arbex fala sobre prevenção das doenças respiratórias que acometem principalmente crianças e idosos

Com o tempo mais frio e seco, os casos de problemas respiratórios aumentam consideravelmente. Por isso, o docente do curso de Medicina da Universidade de Araraquara – Uniara e pneumologista, Flávio Ferlin Arbex, alerta sobre alguns cuidados que a população, principalmente os que já tem algum tipo de doença respiratória, devem fazer para prevenir ou minimizar os riscos para a saúde.

“Estamos entrando no outono e, daqui a pouco vem o inverno, que é uma época de mais frio e clima seco, o que favorece a aglomeração de pessoas e o aumento da circulação de vírus. Dessa forma, o ideal é ter aqueles cuidados básicos como: sempre lavar as mãos, se for tossir ou espirrar, cobrir o rosto com as mãos para evitar contaminar outras pessoas. Se estiver doente ou com sintomas respiratórios, evitar ter contato com as pessoas, principalmente idosos, crianças e bebês que são grupos de risco, além de manter a vacinação em dia”, orienta Arbex.

O docente ressalta que “outro cuidado é com o tempo seco”. “É importante manter-se hidratado, evitar exercícios físicos intensos nas horas mais quentes do dia em que o tempo vai ficar mais seco ainda, lavar o nariz com soro, e ter cuidado com umidificador de ar no quarto”.

Ele alerta que “a gente começa a usar roupas que estão guardadas há muito tempo, por isso, é importante lavar as roupas que ficaram guardadas no armário e que podem estar com poeira e ácaros, evitar usar diretamente essas roupas sem lavar”. “Também é bom evitar as queimadas, o que é muito importante neste momento, porque isso ocasiona muitos transtornos, principalmente para quem tem problemas respiratórios”, releva.

Arbex faz um alerta sobre a importância da vacinação. “A vacina da gripe já está disponível nos postos de saúde para a população de risco, que é indicada tomar anualmente, além dessa, também tem outras vacinas importantes como a de pneumonia e outras que ajudam a prevenir essas doenças respiratórias que circulam mais”, finaliza. 

Sair da versão mobile