Início Araraquara Docentes da Unesp de Araraquara figuram em ranking dos mais influentes do...

Docentes da Unesp de Araraquara figuram em ranking dos mais influentes do mundo

Ranking classifica os pesquisadores que mais impactaram a ciência mundial

A Elsevier, empresa editorial holandesa especializada em conteúdo científico, técnico e médico e uma das principais do mundo em publicação científica, divulgou no último mês a “Updated science-wide author databases of standardized citation indicators”, um ranking que classifica os cientistas mais influentes do mundo em suas respectivas áreas de atuação.

Com mais de 200 mil pesquisadores, a lista conta com cinco professores do Instituto de Química (IQ) da Unesp, em Araraquara. São eles, em ordem alfabética: Celso V. Santilli, Maria Valnice B. Zanoni, Paulo R. Bueno, Sidney J.L. Ribeiro e Vanderlan S. Bolzani.

Elaborado anualmente por pesquisadores da Universidade Stanford (EUA), o estudo classifica os integrantes da lista em 22 áreas do conhecimento e 176 subáreas. Os realizadores analisam a influência dos cientistas com base na Scopus – o maior banco de dados mundial de resumos e citações de publicações científicas revisadas por pares –, a partir do cálculo de um indicador composto de citações (c-score), capaz de retratar de maneira mais abrangente o impacto do trabalho de cada cientista.

A seleção engloba 100 mil cientistas com maior c-score e também os 100 mil cientistas que publicaram ao menos cinco artigos em publicações científicas de impacto mundial e que estão entre os 2% melhores em seu subcampo de pesquisa. Dentro desses critérios, eles são separados entre as categorias Impacto no ano de 2021 e Impacto ao longo da carreira.

(Fabrício Santos e Henrique Fontes, da Assessoria de Comunicação do IQ/Unesp).

Redação

Sair da versão mobile