O prefeito Edinho, secretários e coordenadores da Prefeitura acompanharam o trabalho de acolhimento a pessoas em situação de rua na noite de terça-feira (17), que marcou a chegada de uma frente fria intensa a Araraquara.
As visitas foram realizadas na Praça Pedro de Toledo, na Praça da Matriz, na Praça do Carmo e na Casa de Acolhida, órgão do Município que intensificou sua estrutura para os dias de baixas temperaturas.
As equipes do Serviço Especializado em Abordagem Social distribuíram agasalhos e cobertores às pessoas em situação de rua e fizeram o trabalho de convencimento para que fossem recebidas na Casa de Acolhida (Rua Castro Alves, a Rua 16, nº 2697, no Santana) — o local também possui espaço apropriado para abrigar os cães dessas pessoas com segurança.
O trabalho conta com parceria da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social com outros agentes da rede, como a Secretaria de Saúde, Coordenadoria de Segurança Alimentar, o Fundo Social de Solidariedade, a Guarda Civil Municipal, Defesa Civil, grupos solidários e organizações da sociedade civil de Araraquara.
Segundo a Defesa Civil do Estado de São Paulo, com dados da Somar Meteorologia, a temperatura mínima entre a madrugada e a manhã desta quarta-feira (18) em Araraquara foi de 4,3°C. O frio intenso deve persistir até o final de semana.
“Nossas equipes fazem o trabalho de convencimento das pessoas que estão na rua para que elas possam ir à Casa de Acolhida, onde vão ter cama quente, comida quente, vão estar abrigadas e podem levar seus cachorros. Infelizmente, alguns se recusam [a ir para a Casa de Acolhida] e oferecemos agasalhos e cobertores, tentando diminuir o frio”, afirmou Edinho em transmissão pelas redes sociais.
O prefeito destacou que o programa municipal “Novos Caminhos” busca o convencimento para que as pessoas saiam da rua e oferece tratamento para quem tem dependência química e a participação no programa ‘Frentes da Cidadania’ para requalificação profissional.
“Em muitos casos, conseguimos fazer com que essas pessoas reencontrem seus caminhos. É um trabalho difícil, mas é um trabalho que precisa ser feito. Estamos aqui fazendo com que a cidade que lutou tanto pela vida na pandemia, que se preocupa com as pessoas, seja cada vez mais justa e mais humana”, complementou Edinho.
Participaram das visitas a secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Jacqueline Barbosa; o secretário de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública, coronel João Alberto Nogueira Júnior; o coordenador de Proteção Social, Marcelo Mazeta; o coordenador de Direitos Humanos, Renato Ribeiro; a comandante da Guarda Municipal, Juliana Zaccaro; o gerente de Proteção e Defesa Civil, Luiz Dell’Acqua; além das equipes de acolhimento a pessoas em situação de rua da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social.
Como colaborar
A Campanha do Agasalho 2022 foi lançada pela Prefeitura de Araraquara e pelo Fundo Social de Solidariedade no final do mês de abril. Com o tema “Neste inverno vamos cobrir a cidade de amor”, a ação vai até o dia 31 de julho em 117 pontos de coleta que estão relacionados no site oficial da Prefeitura (www.araraquara.sp.gov.br).
Já o cidadão que encontrar uma pessoa em situação de rua e quiser ajudar pode acionar as equipes ligando para a Guarda Civil Municipal, pelo número 153, para a Casa de Acolhida, no telefone 3336-7510, ou durante o dia (das 8h às 16h) no Centro POP, pelos telefones 3334-2253 ou 3331-2313.