Olho
A Plataforma permite aos municípios consultar especialistas do IPT
O prefeito Edinho participou nessa terça-feira (6), em São Paulo, do evento de lançamento e apresentação do portal Plataforma dos Municípios, projeto da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo e do IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas).
O lançamento contou com presença do vice-governador e secretário da pasta, Márcio França (PSB), além de dezenas de prefeitos, secretários e deputados.
O objetivo do Portal dos Municípios é transferir o conhecimento dos técnicos do IPT aos gestores municipais, capacitar equipes em diversos temas e apoiar iniciativas de planejamento, gestão e execução de políticas públicas em compras e licitações.
“Araraquara foi uma das 100 cidades do Estado escolhidas para dar início ao projeto. Acabei de assinar o convênio aderindo ao programa. É a tecnologia sendo usada a favor dos municípios, para melhorar a gestão e o planejamento das políticas públicas”, afirma o prefeito Edinho.Nos primeiros meses do projeto, em fase de experimentação, os custos dos 100 municípios serão bancados pelo Governo do Estado.
Para a secretária de Planejamento e Participação Popular, Juliana Agatte, que também esteve no evento, é muito importante Araraquara estar entre as cidades incluídas no projeto piloto.
“Essa plataforma poderá contribuir para qualificação e eficiência na implementação de políticas públicas. Assinamos o termo de adesão e vamos testar essa nova ferramenta em benefício das políticas na cidade”, explica.
Além de Edinho e Juliana, o gerente de Licitações e Contratos, Djalma Gomes, também representou a Prefeitura na cerimônia de lançamento.
Sobre o projeto
Por meio da Plataforma dos Municípios, as prefeituras poderão consultar especialistas para esclarecer dúvidas e ter orientações técnicas, além de acesso a cursos, publicações e relatórios técnicos emitidos pelo IPT nos últimos 10 anos.
Junto a essa ferramenta se junta o e-Muove, plataformaqueauxilia gestores a melhorarem a arrecadação e otimizarem os investimentos dos seus municípios em diversasáreas, como finanças públicas, saúde e educação.