Olho
“O fortalecimento desse espaço é fundamental”, afirmou Edinho
O prefeito Edinho assinou nessa segunda-feira (5) a doação da área do Centro de Ciências de Araraquara à Unesp (Universidade Estadual Paulista). O terreno, no Jardim Santa Lúcia, era da Prefeitura e estava sendo utilizado pela universidade por meio de uma permissão de uso.
O projeto de lei que permite a doação definitiva do espaço à Unesp foi enviado pela Prefeitura no ano passado e aprovado pela Câmara Municipal. O terreno teve origem no loteamento que resultou no Jardim Santa Lúcia, em 1966. O prédio foi construído Governo do Estado de São Paulo como escola, posteriormente desativada e repassada para utilização da Unesp.
“É uma tarde importante para a cidade de Araraquara pelo papel que a Unesp tem na comunidade, pela importância que a Unesp tem na vida da cidade de Araraquara. O fortalecimento desse espaço é fundamental”, afirmou Edinho.
O prefeito lembrou que a Unesp é parceira do Município em outros projetos, como o cursinho pré-vestibular Cuca (Cursinho Unificado do Campus de Araraquara), a Incubadora de Empresas e os atendimentos odontológicos. “A Unesp é meu berço. Tenho orgulho de ser o primeiro prefeito de Araraquara formado na Unesp”, disse Edinho, que cursou Ciências Sociais.
O vice-reitor da Unesp, Sérgio Nobre (representando o reitor, Sandro Roberto Valentini), agradeceu ao prefeito. “A gente fica muito feliz em saber que esse espaço passa a ser, oficialmente, da Unesp”, disse Nobre. “Queremos despertar o interesse do jovem pela ciência. Não faz sentido a gente ter o Centro de Ciências se não for para a população”, complementou.
O diretor do IQ (Instituto de Química, que administra o local), Eduardo Maffud Cilli, agradeceu a Prefeitura e a Câmara pela doação. “Esse espaço vai continuar sendo da comunidade, da sociedade. Que os alunos venham para ter contato com a ciência”, disse o diretor.
8 mil alunos por ano
O Centro de Ciências da Unesp é um espaço de divulgação da ciência aberto à visitação de escolas, alunos, professores e à comunidade em geral, interessada em descobrir e aprender sobre a ciência. Fundado há 28 anos, tem média de 8 mil alunos visitando por ano.
O espaço conta com laboratório de química e salas de astronomia, biologia, física, matemática e minerais (alguns experimentos traduzem fórmulas matemáticas e leis da física para exemplos concretos). Desde 1998, o Centro de Ciências está no Jardim Santa Lúcia (Avenida Bernardino Arantes de Almeida, s/n).