José A C Silva
O prefeito Edinho Silva (PT) tem feito várias reuniões presenciais e utilizado suas redes sociais para pedir a compreensão da população no enfrentamento ao novo coronavírus, causador da pandemia da doença Covid-19. Em uma destas reuniões no Sindicato dos Bancários, compareceram 28 dirigentes sindicais de várias categorias. Edinho explicou que fez de tudo para conter o vírus deixando a cidade bem aparelhada e que não foi a favor da flexibilização neste momento mas que foi pressionado tremendamente por empresários, pressão esta que aconteceu em todo Brasil. Já com o decreto assinado, mostrou uma cláusula que, caso a covid saia do controle em Araraquara, a culpa não será dele, dando a entender que vai colocar a culpa no colo dos empresários. Edinho comentou que a cidade não perdeu dinheiro na compra de respiradores. Também não comprou nada da empresa instalada na IESA, a Biogeoenergy , grupo que vendeu respiradores para Consórcio Nordeste que está sobre investigação de fraude.
Ajuda da população
“Estamos vencendo essa guerra, mas ainda não superamos a Covid-19. Para que isso ocorra, preciso do compromisso de toda a população de Araraquara. Nós fizemos e estamos fazendo a nossa parte. A Prefeitura está trabalhando muito, mas não dá para admitir um crescimento tão forte da doença desta forma”, afirmou.
Nos últimos dias, houve um forte crescimento de casos diários no município, acima da média que era registrada: foram 34 casos confirmados na quarta-feira (3) e 28 nesta quinta-feira (4), levando o total de casos para 323.
Esse aumento não é reflexo da recente reabertura presencial do comércio, e sim do relaxamento do isolamento social mesmo em meio à quarentena. Desde o mês passado, a média da taxa de isolamento fica em torno dos 40% nos dias úteis da semana, segundo os dados do Governo do Estado. O índice é considerado abaixo do esperado pelas autoridades de saúde, de pelo menos 55%.
“Se você puder, fique em casa. Não participe de aglomerações públicas. Evite juntar as pessoas na sua casa. Faça a sua parte. Vamos juntos, unidos, derrotar o coronavírus”, reforçou Edinho.
Volta do comércio
O prefeito explicou que Araraquara conseguiu a retomada gradual dos setores econômicos devido aos investimentos realizados contra a Covid-19: a implantação do polo de triagem na UPA da Vila Xavier, a construção do Hospital da Solidariedade (com 20 leitos de UTI e 31 leitos de enfermaria), a ampla testagem de pacientes sintomáticos, entre outras medidas.
“O Governo do Estado de São Paulo reconheceu o nosso trabalho, a estrutura que nós montamos, e disse a nós que Araraquara poderia começar a retomar, com muito cuidado e cautela, nossa atividade econômica. Se nós não continuarmos enfrentando com seriedade a doença, e se você não fizer a sua parte, nós poderemos retroceder e ter que fechar estabelecimentos comerciais e desativar atividades econômicas que são importantes. Sabemos que muitas empresas estão fechando. Muitos trabalhadores estão desempregados. Nós não queremos isso. Queremos a economia funcionando com responsabilidade, mas também queremos cuidar de vidas, cuidar das pessoas”, salientou o prefeito.
O Comitê de Contingência do Coronavírus orienta que a população continue dando prioridade para as compras online e para o delivery, deixando para comparecer ao comércio apenas se for estritamente necessário.
O mesmo é recomendado em relação aos serviços públicos, já que o atendimento presencial será retomado no Paço Municipal, no Daae, na Subprefeitura da Vila Xavier e na Subprocuradoria Geral Fiscal e Tributária a partir de segunda-feira (8), somente mediante agendamento.