Início Araraquara Edinho entrega revitalização no Córrego do Tanquinho na região norte

Edinho entrega revitalização no Córrego do Tanquinho na região norte

Atendendo demanda eleita como prioritária na plenária do Orçamento Participativo de 2018, no Selmi Dei, a Prefeitura Municipal e o Departamento Autônomo de Água e Esgotos (Daae) entregaram nesta sexta-feira (14) a revitalização do Córrego do Tanquinho, afluente do Ribeirão das Cruzes, na região norte de Araraquara. O Tanquinho possui 6 km de extensão e é um dos principais afluentes do Ribeirão das Cruzes, importante manancial de abastecimento da população de Araraquara.

Com um investimento na ordem de R$ 343.3 mil, o projeto de revitalização, assinado pela Cedro Paisagismo, contemplou o cercamento de toda a Área de Preservação Permanente (APP), a instalação de placas de educação ambiental, lixeiras e portões, manutenção de calçadas e reflorestamento para garantir a preservação do córrego e de sua nascente.

Recuperar a mata ciliar já afetada pela intervenção humana e garantir a disponibilidade hídrica atual, tanto em termos quantitativos como qualitativos, estão entre os objetivos da obra, de acordo com o prefeito Edinho, presente na cerimônia simbólica de entrega. Além disso, segundo ele, o foco é garantir o desenvolvimento sustentável, através do monitoramento, da fiscalização e da gestão ambiental integrada, tanto dos recursos naturais, como dos processos produtivos existentes, além de melhorar as condições socioambientais da área e socioeconômicas da população do entorno.

 “Essa obra é muito importante, porque mostra o despertar de uma política ambiental. A população demonstrou que quer o crescimento da cidade, quer que ela se desenvolva, mas respeitando o meio ambiente. Essa região já sofreu demais com o modelo de desenvolvimento que degradou todos os córregos, absolutamente todos desta região foram degradados. E agora estamos no processo inverso, de recuperação. Sou muito grato ao Daae por ter entendido que só vamos conseguir abastecer a população com água potável se preservarmos os nossos mananciais. E esse é o início de um programa que ainda vai crescer muito, porque a população do Parque São Paulo também já foi para o OP pedir a recuperação do Córrego do Ouro”, afirmou o prefeito Edinho. “Isso mostra que Araraquara quer crescer, se desenvolver, mas respeitando o meio ambiente e os seus mananciais. Isso é desenvolvimento sustentável”, concluiu.

Também na opinião do superintendente do Daae, Donizete Simioni, a revitalização do Córrego do Tanquinho mostra que a preservação do meio ambiente será uma prioridade para a população nos próximos anos. “A cidade tem uma estrutura de saúde, de educação, de pavimentação. Essa conscientização ambiental é um tema do qual vamos nos acostumar a ver muito nos próximos anos. Meio ambiente será o grande tema do século XXI. Com esta revitalização, estamos pensando nas futuras gerações”, disse.

O vereador Edio Lopes (PT), em nome da Câmara Municipal, elogiou a Prefeitura, o Daae e a comunidade. “A questão ambiental é fundamental. Parabéns a todos por esse investimento na recuperação do córrego e das nascentes”, declarou.

Membro do Instituto Paz e Bem, parceiro do Município na execução das melhorias, Edson Cruz agradeceu a toda a comunidade. “Essa é uma conquista não só do instituto e da comunidade da região do Selmi Dei, mas é uma conquista da população de Araraquara. Cuidando daqui, nós estamos cuidando da cidade.”

Também estiveram presentes revitalização do Córrego do Tanquinho, os vereadores Paulo Landim (PT), Toninho do Mel (PT) e Thainara Faria (PT), Amanda Vizoná (secretária de Planejamento e Participação Popular), Alcindo Sabino (gerente de projetos e coordenador do OP quando a obra foi eleita), Kátia Matteo (diretora de Gestão Ambiental do Daae), Simone Oliveira, gerente de Biodiversidade do Daae, e outros diretores.

 

Redação

Sair da versão mobile