Início Araraquara Edinho Silva(PT) participa nesta manhã deste sábado(20) de uma reunião virtual para...

Edinho Silva(PT) participa nesta manhã deste sábado(20) de uma reunião virtual para definição de uma nova parceria com o Instituto Butantan

O prefeito Edinho esteve em Brasília para assinar a adesão de Araraquara ao programa Internet para Todos
Nova parceria com o Butantan para tratamento de pacientes com Covid-19
Edinho Silva participou de uma reunião virtual para definição de uma nova parceria com o Instituto Butantan no enfrentamento da pandemia da Covid-19: a utilização de plasma sanguíneo coletado de pessoas que já tiveram a doença e responderam positivamente, que será aplicado em pacientes do grupo de risco infectados pelo vírus.
Conforme explicou Dante Mário Langhi Júnior, que representou o Instituto Butantan na reunião e é presidente da Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular, esse plasma contém anticorpos e incentiva o organismo do paciente com Covid-19 a se defender da infecção.
Os critérios para utilização do plasma serão os seguintes: pacientes com 60 anos ou mais, com comorbidades (como diabetes, pressão alta e obesidade, por exemplo) e que estejam apresentando sintomas da Covid-19 até três dias antes do diagnóstico. É um tratamento que deverá reduzir os óbitos do principal grupo de risco e que já foi utilizado em Manaus, que enfrentou o colapso do sistema de saúde.
Edinho agradece, ao Dr. Dante e ao Dr. Dimas Covas, presidente do Butantan, por mais essa parceria com a nossa cidade. Nesta semana, já tínhamos recebido uma equipe do instituto em Araraquara para o planejamento do contact tracing, que vai agilizar a sistematização de informações sobre os pacientes positivados. O Butantan está colaborando muito com Araraquara neste momento difícil.
Estiveram na reunião, por plataforma virtual, a secretária de Saúde, Eliana Honain (que se recupera da Covid-19 em casa); a coordenadora de Atenção Básica, Talitha Martins; a coordenadora extraordinária de Ações de Combate à Covid-19, Fabiana Araújo; além da equipe do hemocentro da Unimed Araraquara, que, junto com a Prefeitura, avaliam majoritariamente os pacientes infectados por coronavírus no município.
Redação

Sair da versão mobile