Início Araraquara Edinho vence com 46% dos votos e se tornará o prefeito com...

Edinho vence com 46% dos votos e se tornará o prefeito com maior tempo à frente da prefeitura

Edinho Silva foi reeleito prefeito de Araraquara nas Eleições 2020 e governará a cidade nos próximos quatro anos. No final da apuração do pleito municipal realizado nesse domingo (15), o atual prefeito obteve 48.405 votos, o que resulta em 46,09% dos votos válidos, contra 37.774 (35,97%) do Dr. Lapena (Patriota), 8.033 (7,65%) de Coca Ferraz (PSL), 3.102 (2,95%) do Coronel Adalberto (Republicanos), 2.803 (2,67%) de Nino Mengatti (PSB), 2.391 (2,28%) de Célio Peliciari (PSOL), 1.663 (1,58%) de Rodrigo Ribeiro (PRTB), 741 (0,71%) de Fernando Fraga (PTB) e 113 (0,11%) de Tiago Pires (PCO). As urnas apuradas também apontaram 11.170 (9,13%) de votos nulos e 6.161 (5,03%) de votos brancos.

Pesquisa confiável

O resultado das urnas neste domingo refletiram os resultados da pesquisa publicada pelo Jornal O Imparcial, uma semana antes das eleições. A pesquisa realizada pelo Instituto Data Press nos dias 31 de outubro e 1º de novembro, mostrou que o atual prefeito Edinho Silva (PT) tinha 46% das intenções de votos espalhados por todas as regiões da cidade. Os números mostravam também que, em segundo lugar, aparecia o nome de Dr. Lapena com 13% das intenções, porém, esse número aumentou sensivelmente com o voto útil que foi lançado em seu nome, boa parte deles que seriam do candidato do PSL, Coca Ferraz, que aparecia em terceiro lugar na pesquisa, sem chances de vencer a eleição.

Apesar de questionada por alguns candidatos e seus seguidores, o resultado da pesquisa se mostrou muito próximo do voto depositado neste domingo pelo araraquarense, mostrando mais uma vez o comprometimento deste periódico com seu leitor em seus 90 anos de história.

Demora na apuração

Com a demora ocorrida na apuração das eleições, Edinho decidiu esperar o resultado em respeito aos seus concorrentes. Ao final da apuração, o prefeito reeleito falou com a imprensa ao lado do vice Damiano e de seus secretários. “Quero agradecer a todos que compõem o governo comigo e dizer que nós conseguimos constituir um programa e um projeto em defesa da vida e em defesa do povo de Araraquara. Quero agradecer, em nome do presidente do meu partido, Everson Miguel Inforsato, a todos os presidentes de partidos que compõem a nossa coligação e a toda a militância que durante esse período fez a opção por defender propostas”, disse o prefeito.

Campanha limpa

“Nós fizemos uma campanha sem atacar ninguém, sem ofender ninguém, sem criar mentiras, sem criar fakenews, uma campanha pautada em propostas para que possamos melhorar a cidade de Araraquara e melhorar a vida do povo de Araraquara. Quero dizer àqueles que optaram pelo nosso projeto, nós iremos honrar a opção de vocês, que nós vamos constituir um governo que defenda a vida, que defenda a geração de emprego, a geração de trabalho e renda e a construção de uma cidade que seja justa, igualitária, uma cidade que cresça e se desenvolva, mas que gere oportunidades. E quero dizer àqueles que fizeram a opção por uma outra proposta, que nós vamos vamos governar a cidade de Araraquara para todos, que nós não somos adeptos ao ódio, à intolerância e nem à divisão da nossa cidade”, acrescentou Edinho.

 Entrando para a história

Essa é a primeira vez que um prefeito é eleito para um quarto mandato na história política de Araraquara. Edinho, que exerceu a função nos mandatos de 2001 a 2004, 2005 a 2008 e 2017 a 2020, superou a marca de Waldemar De Santi, falecido em 2014, que governou a cidade em três mandatos: de 1977 a 1983, de 1989 a 1993 e de 1997 a 2000.

Em todas as suas gestões, Edinho priorizou a implementação de políticas públicas alicerçadas na inclusão social, transparência e participação popular, com programas inovadores como Orçamento Participativo, Prefeitura nos Bairros, Bolsa Cidadania, Apoiadores no Combate à Dengue, Frentes da Cidadania, Jovem Cidadão, entre outros.

Assim como em seu atual mandato, Edinho volta a governar a cidade ao lado de seu vice-prefeito Damiano Neto, com quem integrou a Coligação “Cuidando de Araraquara” com os partidos PT, PP, PCdoB, PSC, PSD, Solidariedade e PL.

Sobre Edinho

Edson Antonio da Silva nasceu em 20 de junho de 1965 em Pontes Gestal, pequena cidade da região de São José do Rio Preto. É filho de Antonio Gomes da Silva e Maria José Piedade da Silva, que vieram trabalhar em Araraquara quando o filho tinha quatro anos de idade.

Na Morada do Sol, trabalhou como office-boy e atuou várias funções em empresas como Distribuidora Andrade de Publicações, Meias Lupo S/A e Fábrica Clímax. Chegou a integrar as categorias de base da Ferroviária.

Se formou em Ciências Sociais na Unesp de Araraquara. Ainda jovem, teve atuação de destaque na comunidade cristã e participou ativamente do movimento Teologia da Libertação. Obteve o título de Mestre em Engenharia de Produção na UFSCAR.

Foi nessa época que Edinho despertou seu interesse pela política e elegeu-se presidente do Diretório Municipal em 1989. Foi eleito vereador em 1992 e reeleito em 1996. Nas disputas para Prefeitura de Araraquara, venceu em 2000 e 2004. Em 2007 foi eleito Presidente do PT do estado de São Paulo, tendo sido reeleito para o mandato 2009-2013 com mais de 90% dos votos dos filiados.

Em 2010, se elegeu Deputado Estadual com 184.397 votos em mais de 500 municípios paulistas. Edinho foi o 1º mais votado da sua coligação (PT– PRTB – PR – PcdoB – PTdoB) e o 6º do estado. Em 2011, exercendo o mandato parlamentar e também a função de presidente do PT Paulista, Edinho retornou à vida acadêmica se tornando Professor e Coordenador de Curso de Pós-Graduação da Universidade Nove de Julho. Em 2015, assumiu o Ministério da Comunicação Social da Presidência da República. Em 2016, foi eleito novamente prefeito de Araraquara.

Redação

Sair da versão mobile