O prefeito Edinho e secretários municipais vistoriaram nesta sexta-feira (16) as obras da nova sede do centro de especialidades médicas NGA 3 (Núcleo de Gestão Assistencial) e da construção do Ambulatório Trans. Ambos os investimentos foram eleitos como prioritários pela população no Orçamento Participativo.
O local que abrigará os dois serviços de saúde fica na Avenida Alfredo Coelho de Oliveira, no antigo galpão do Cepar (Centro de Educação Profissionalizante de Araraquara), no bairro do Quitandinha. O investimento total nas duas obras é de R$ 5.283.922,66.
A obra do prédio principal avança com a segunda fase de instalação de consultórios — ao todo, serão 29 consultórios. A construção de nova ala administrativa e de apoio aos funcionários está pronta com revestimentos e vidraças de alumínio. A edificação do prédio que abrigará o Ambulatório Trans também foi concluída.
“Vamos trazer para cá todas as especialidades médicas de Araraquara. Pelos nossos estudos, este prédio vai dar conta da demanda por infraestrutura de especialidades médicas em Araraquara pelos próximos 30 anos. São 2.600 metros quadrados de área construída. Deve ser o maior centro de especialidades médicas da nossa região”, destacou Edinho em transmissão ao vivo pelas redes sociais.
“É uma obra do Orçamento Participativo, escolhida pela população. E o Orçamento Participativo, para nós, é lei. A população escolhe e a Prefeitura corre atrás, batalha e realiza a obra. Na pandemia, a prioridade foi salvar vidas. Agora, nós estamos retomando a normalidade da cidade”, complementou o prefeito.
O novo centro de especialidades terá vestiários e sanitários feminino e masculino, lavanderia, cozinha, refeitório, salas de administração, de medicações e de reuniões, consultórios e sala de espera, entre outras instalações. Já o Ambulatório Trans contará com sala de espera, sanitários masculino e feminino, consultórios e copa, entre outras.
O serviço de atendimento no centro de especialidades médicas continua sendo realizado na sede antiga do NGA 3, na esquina da Avenida José Bonifácio com a Rua Padre Duarte, no Centro.
Também estiveram na vistoria às obras a secretária de Saúde, Eliana Honain; a secretária de Desenvolvimento Urbano, Sálua Kairuz; o secretário de Obras e Serviços Públicos, Sérgio Pelícolla; além de gestores e engenheiros municipais.
Recuperação asfáltica
Após a visita nas obras da Saúde, Edinho e os secretários ainda verificaram o trabalho de uma das equipes de recuperação asfáltica que atuam no município e que também estava no Quitandinha, na Rua Boa Esperança do Sul.
“Estamos com cinco equipes em operação. Depois de trabalharmos muito para salvar vidas durante a pandemia, priorizando nossos recursos para a área da Saúde, estamos retomando a manutenção da cidade e os contratos que precisaram ser suspensos”, afirmou o prefeito.