Estão abertas as inscrições para o chamamento público de propostas em apresentações musicais e atividades infantis para os projetos “Choro das Águas” e “Circuito Cultural”, realizados pela Secretaria Municipal de Cultura e Fundart.
As inscrições estão abertas no período 19 de fevereiro a 9 de março de 2026, exclusivamente pelo e-mail: chorodasaguasararaquara@gmail.com. Os projetos devem: ter formato que permita apresentações em praças, espaços urbanos abertos e com circulação de pessoas, museus – entre outros.
Para avaliação das propostas serão considerados os critérios: compatibilidade da proposta com os objetivos do edital; excelência artística da proposta; qualificação dos profissionais envolvidos; e viabilidade e acessibilidade da proposta.
Toda a documentação necessária para a inscrição deve ser consultada no site da Prefeitura de Araraquara, na aba “Editais da Cultura” (www.araraquara.sp.gov.br/editais/cultura). Informações e dúvidas podem ser esclarecidas através do e-mail: chorodasaguasararaquara@gmail.com .
Projetos – O Choro das Águas é um tradicional programa que, semanalmente, aos domingos, leva música, recreação infantil e feira de artesanato para a Praça do Daae – Fonte Luminosa. A programação cultural é selecionada por meio de edital.
O “Circuito Cultural”, projeto lançado o ano passado pela Secretaria Municipal de Cultura e Fundart, segue o mesmo formato do Choro das Águas, com música e recreação, porém acontece em lugares variados da cidade e, assim, promove a circulação de apresentações culturais em espaços públicos, reforçando o compromisso com a democratização do acesso à cultura. O foco é alcançar bairros, praças, parques e outros espaços públicos diversos, refletindo um dos pilares da gestão municipal: levar a cultura para perto das pessoas, rompendo barreiras geográficas e sociais.
Música – Podem participar do edital: músicos e/ou grupos musicais representados por pessoa jurídica formalmente constituída (CNPJ ou MEI), sediada em Araraquara, com inscrição atividades compatíveis com produção musical.
As propostas deverão apresentar conteúdo que contemple 90 minutos de apresentação, sendo aprovados até 25 proponentes que receberão o valor bruto de R$ 855,00 por cada apresentação realizada.
Atividades infantis – Podem participar: artistas e/ou grupos com proposta para contação de histórias ou atividades infantis, representados por pessoa jurídica formalmente constituída – CNPJ ou MEI – com CNAE compatível às atividades relacionadas.
Para a seleção de projetos em atividades infantis serão consideradas: recreação educativa, mini oficinas, contações de histórias, ou demais linguagens relacionadas.
As propostas deverão apresentar conteúdo que contemple 30 minutos de apresentação, sendo que as aprovadas receberão o valor bruto de R$ 321,00 por cada contação ou atividade realizada.
