Início Araraquara Edna Martins desiste de candidatura e manifesta apoio à pré-candidatura de Eliana...

Edna Martins desiste de candidatura e manifesta apoio à pré-candidatura de Eliana Honain para prefeita de Araraquara

Em nome da democracia, a Federação PSDB/Cidadania decidiu também participar da Frente Democrática Araraquara composta pelos partidos PT, MDB, PP, PV, PC do B, PSB, Podemos, Rede e PSOL

A convenção municipal do PSDB/Cidadania deliberou, neste sábado dia 20/07 de 2024, sobre a apresentação de dezenove nomes para concorrerem à uma vaga de vereador/a para a Câmara Municipal de Araraquara.

Decidiu também participar da Frente Democrática Araraquaracomposta pelos partidos PT, MDB, PP, PV, PC do B, PSB, Podemos, Rede e PSOL.

A presidente da Federação PSDB/Cidadania, a socióloga Edna Martins que, em recente entrevista ao jornal O Imparcial, confirmou sua pré-candidatura à Prefeitura de Araraquara, declarou que desistiu da disputa. Ela fez uma exposição de motivos para tais decisões, são eles:

Esta decisão é uma tomada de posição em relação à disputa municipal baseada em algumas questões para nós fundamentais:

A primeira delas é uma tomada de posição em relação ao cenário mundial e nacional no que diz respeito à Democracia.Vimos surgir no mundo e no Brasil forças antidemocráticas que colocam em risco nossa democracia e com ela vemos ameaçados direitos conquistados com muita luta por diversos setores de nossa sociedade. Nosso compromisso com a garantia de direitos fundamentais, conforme estabelecidos em nossa Constituição nos alinha com o Campo Democrático. E apesar de reconhecermos as diferenças existentes entre nós, nos alinhamos na defesa da garantia de permanência de nossa democracia, e sobretudo ao avanço dela para que seja plena e supere as inúmeras desigualdades existentes em nosso país.

O segundo aspecto trata-se da ampliação da participação política das mulheres. É sabido que quando elegemos mulheres incentivamos a participação política feminina. Estamos nesta trincheira há muito tempo. Desde a fundação do Cedro Mulher como a primeira instituição de defesa das mulheres em nossa cidade, promovendo a luta pela garantia dos direitos das mulheres, combatendo a violência. Além disso, na política sendo a Primeira Mulher a Presidir a Câmara Municipal de Araraquara, com inúmeras iniciativas incentivando a participação política de muitas, colocando nosso nome para disputas eleitorais nem sempre republicanas em relação a nós e, apesar disso muito bem-sucedidas. E, agora figurando nas pesquisas de intenções de votos entre os principais nomes para a prefeitura de Araraquara, abrimos mão de nossa candidatura, superando uma tradicional divisão entre as mulheres, e nos juntamos na esperança de elegermos a primeira mulher para a prefeitura de Araraquara.

Nossa divisão nesse momento poderia ter consequências para os dois pontos que apresentamos anteriormente. Precisamos fortalecer o campo democrático brasileiro em cada município que pudermos, sob pena de termos retrocessos gigantescos a direitos fundamentais. E, precisamos superar diferenças promovendo uma aliança entre as mulheres para enfrentarmos as desigualdades e erradicarmos o preconceito para enfim, desenhar um futuro diferente para nossas meninas.

Por último decidimos participar dessa Frente Democrática pela abertura oferecida por Eliana Honain de construção de um programa de governo participativo que enfrente os principais desafios de nossa cidade, e aqui enumeramos alguns que são fundamentais para nós: a) um desenvolvimento da cidade que avance na geração de emprego e renda e com respeito ao meio ambiente, b) uma articulação  com as universidades para a construção de ferramentas de gestão com vistas a eficácia  na execução de politicas públicas,  c) a garantia de avanço nas politicas de combate à violência contra as mulheres e a promoção da igualdade, d) avanço nas políticas de combate ao racismo, e) uma politica incisiva de cuidado com a cidade, f) uma política Municipal para crianças e adolescentes que garanta a participação nos esportes, fortalecendo as escolinhas de esportes e promovendo sua articulação com programas da educação e cultura no município.

Assim considerados esses pontos nos somamos ao esforço do campo democrático para o avanço de Araraquara com Eliana Honain.

Redação

Sair da versão mobile