Início Araraquara Edna Martins pode ser opção para prefeitura de Araraquara em 2024

Edna Martins pode ser opção para prefeitura de Araraquara em 2024

A presidente do Diretório local do PSDB ressalta que parcerias com outros partidos não estão descartadas ou afirmadas antes de saber se existe vontade política para a construção de um projeto conjunto

Por José Augusto Chrispim

O tabuleiro do xadrez político araraquarense já está movendo suas peças com relação às eleições municipais que serão realizadas no ano que vem. Fora da disputa pelo Executivo, o atual prefeito Edinho Silva (PT) que cumpre seu quarto mandato à frente da Prefeitura de Araraquara, já tem sua candidata à sucessão que, de acordo com conversas ainda de bastidores, será a atual secretária municipal de Saúde, Eliana Honain.

Já do lado conservador, o médico e ex-vereador Dr. Lapena Barreto, que ficou em segundo lugar nas últimas eleições municipais, quando disputou a cadeira do 6º andar do Executivo, também deve ser figura certa nas próximas eleições.

Porém, apesar das disputas polarizadas dos últimos pleitos, a socióloga e ex-vereadora Edna Martins (PSDB) pode surgir como uma nova opção para quem quer mudanças. Na eleição de 2016, Edna Martins teve 28.595 votos (28,93%) para prefeita, sendo a segunda mais votada em Araraquara.

Edna foi eleita recentemente a presidente do Diretório local do PSDB em um momento de renovação do partido na cidade e no país. Questionada se uma dobradinha feminina com Eliana Honain poderia acontecer, ela ressaltou que ‘parcerias com outros partidos não estão descartadas ou afirmadas, antes de saber se existe vontade política para a construção de um projeto conjunto’.

A reportagem de O Imparcial conversou com a socióloga sobre uma possível candidatura à prefeitura de Araraquara nas próximas eleições e suas perspectivas sobre o cenário político.

Veja a entrevista na íntegra:

O Imparcial: Edna Martins foi eleita presidente do PSDB de Araraquara em um momento de renovação do partido. O que significa esta renovação? Quais as possibilidades para um partido de centro como o PSDB em meio a polarização política atual?

Edna: “O PSDB realizou no último período uma rodada de conversas pelo Brasil para ouvir as lideranças partidárias sobre o partido: sua história, programa e atualizações necessárias para o Brasil de agora. O PSDB construiu uma forte marca ao longo de sua trajetória no Brasil. Partido da Social Democracia, sai desse processo reafirmando seus compromissos históricos: defesa da democracia, compromisso com a justiça social, respeito aos direitos individuais, a defesa de um Estado necessário que garanta o devido desenvolvimento. Esperamos que os brasileiros voltem a refletir sobre as propostas que os candidatos representam e saiam da polarização que não acrescenta em nada para o amadurecimento de nossa democracia e, na verdade, enfraquece as ideias que podem fazer avançar o Estado brasileiro”.

O Imparcial: Qual projeto o PSDB defende para Araraquara?

Edna: “Estamos iniciando um processo de conversas sobre um programa para Araraquara. Queremos ouvir muitas pessoas nesse caminho. Mas observando os rumos dos municípios bem sucedidos em nosso Estado, comparados às nossas carências, apontaríamos inicialmente que Araraquara precisa urgentemente de uma forte e clara política de Desenvolvimento Econômico. 

Historicamente Araraquara construiu políticas sociais importantes que precisam ter continuidade. No entanto, não observamos políticas públicas no campo do desenvolvimento econômico, da criação de oportunidades, potencialização de nossa centralidade regional. É claro que outros temas merecem nossa atenção na construção de um programa, mas o desenvolvimento econômico pode alavancar várias outras áreas que merecem atenção e recuperar a nossa vitalidade como comunidade”.

O Imparcial: Na eleição de 2016, Edna Martins teve 28.595 votos (28,93%) para prefeita, a segunda mais votada em Araraquara. O PSDB terá candidatura própria na eleição municipal do próximo ano?  Edna Martins é candidata a prefeita?

Edna: “O PSDB pode ter candidatura própria. Tem quadros para isso. Edna Martins, Roberto Massafera, João Clemente, entre outros, são nomes disponíveis. Nesse momento, no entanto o partido se dedica a conversas com dirigentes e lideranças locais para entender os projetos que estão postos à mesa. E, a partir desse diagnóstico identificar a resposta para nossa pergunta? É possível fazer uma coalizão que considere – para além de interesses partidários ou individuais – a construção de um projeto de longo prazo para nossa cidade?”.

O Imparcial: Na convenção municipal do PSDB, o líder histórico do partido, o ex-prefeito e ex-deputado Roberto Massafera declarou “podem contar comigo, inclusive para eleger a prefeita de Araraquara”. Edna Martins tem o apoio de Massafera para ser a prefeita de Araraquara?

Edna: “Sim, Massafera apoia uma candidatura de Edna Martins, apoia uma candidatura do PSDB. Nosso ex-prefeito tem participado ativamente de todos os processos construídos pelo partido. Podemos contar com ele para o projeto que o partido definir como o melhor”.

O Imparcial: Por outro lado, existe alguma chance de se formar uma dobradinha de centro-esquerda com a provável candidata do PT à Prefeitura, Eliana Honain? Essa dobradinha feminina inédita pode acontecer?

Edna: “A resposta a essa pergunta depende do diagnóstico que realizaremos sobre se há, em Araraquara, cultura política e vontade política para a realização de um projeto para além de muros partidários”, finalizou a tucana.

Biografia:

Desde jovem Edna era atuante em sua comunidade, colaborando na pastoral da Igreja Nossa Senhora Auxiliadora e na Paróquia Nossa Senhora das Graças. Trabalhou como operária na Fábrica de Meias Lupo. Edna é mãe de Pedro e Ariadne.

Edna possui graduação em Ciências Sociais e doutorado em Linguística pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp); e especialização em Gestão Pública pela Universidade Federal de São João Del Rey.

Fundou o Cedro Mulher – Centro de Defesa dos Direitos da Mulher, coordenou o curso de Promotoras Legais e o Projeto 100 Cittá – Programa Internacional de Combate à Violência Contra às Mulheres/ qualificação de servidores para o enfrentamento da violência e outras ações direcionadas à pauta da mulher, entre elas, a 4ª Conferência Estadual de Políticas Públicas para as Mulheres.

Vereadora em Araraquara por três mandatos, em 2007 foi escolhida para ocupar o cargo de presidente do Legislativo araraquarense, tornando-se a primeira mulher na história de Araraquara a assumir tal cargo.

Presidiu a comissão que criou a Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Araraquara e também presidiu a comissão “Araraquara Cidade Futuro”, dentre muitas outras. 

Foi diretora regional de Assistência e Desenvolvimento Social do Governo do Estado de São Paulo e coordenadora estadual de Políticas para a Mulher da Secretaria da Justiça e Cidadania.

Redação

Sair da versão mobile