Início Araraquara Educação entrega kits com livros para mais de 7 mil alunos do...

Educação entrega kits com livros para mais de 7 mil alunos do ensino fundamental

Ação integra o “+Leitura +Leitor”, dentro do programa “Educa+ Araraquara”, que visa diminuir o déficit educacional causado pela pandemia da Covid-19

A Secretaria Municipal da Educação irá entregar para os 7.397 alunos do ensino fundamental um kit com quatro livros, dentro do projeto “+Leitura +Leitor”, que integra o programa “Educa+ Araraquara”. Os primeiros kits foram distribuídos em solenidade na manhã desta sexta-feira (12), na Faculdade de Ciências e Letras da Unesp Araraquara.

No evento, os kits foram entregues para alunos do 1º ano da Emef Gilda Rocha de Mello e Souza (Jardim Indaiá), do 3º ano da Emef Altamira Amorim Mantese (Selmi Dei), do 7º ano da Emef Olga Ferreira Campos (Jardim Universal) e do 8º e 9º anos da Emef Hermínio Pagotto (Assentamento Bela Vista). Os livros serão de propriedade dos alunos, que também irão desenvolver atividades com esse material no segundo semestre.

O projeto “+Leitura +Leitor” é uma ação centrada na alfabetização e no letramento, democratizando e valorizando o livro, além de promover e ampliar a cultura leitora para além dos muros da escola. O projeto prevê a presença de mais livros na vida dos estudantes e, por isso, investe no acervo literário individual para cada estudante da rede municipal.

O acervo literário é composto por quatro livros que trazem temas e gêneros variados, e eles deverão ser explorados em suas diferentes potencialidades educacionais na escola e em casa, contribuindo para a consolidação do hábito e o gosto pela leitura além da escola. A ação também dá a oportunidade do acesso ao livro pelas famílias.

O vice-prefeito e secretário do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo, Damiano Neto, representou o prefeito Edinho na solenidade e destacou que o projeto da Secretaria da Educação é fundamental, já que as ações de combate à pandemia prejudicaram muito a aprendizagem nas escolas.

“É um projeto muito bonito e importante. Espero que vocês, meninas e meninos, aproveitem esses livros. Vocês vão ler, passar para os pais, tios, vizinhos, avós, para eles lerem com vocês também. É uma experiência que vocês sempre irão se lembrar”, disse Damiano aos estudantes.

A secretária da Educação, Clélia Mara dos Santos, relatou que os indicadores de aprendizagem mostraram a necessidade de criação desses programas. “A pandemia trouxe vários reflexos para a gente, na Educação. O principal deles é que nossas crianças estão perdendo mais nos processos de alfabetização, de leitura. Tínhamos que fazer algumas ações. Quanto mais a criança fica em defasagem, menos ela se dispõe a continuar o processo educacional. Cabe a nós fazermos algo. É aí que nasce o ‘Educa+ Araraquara’, um programa amplo que engloba várias ações”, explicou Clélia.

Representando a Câmara Municipal, o vereador Guilherme Bianco (PCdoB) falou sobre o impacto do projeto na vida dos alunos. “A Educação sofreu muito na pandemia. Ter políticas públicas para suprir esse déficit é fundamental. Agradeço a todos que trabalham para garantir um futuro melhor para nossa juventude, abrindo portas e janelas para que nossa juventude possa sonhar. Vida longa ao projeto. Contem com a Câmara”, declarou o parlamentar.

Também participaram do evento a vereadora Fabi Virgílio (PT) e o vereador Paulo Landim (PT); coordenadores e gestores da Secretaria Municipal da Educação, diretores de escolas, professores e alunos; e integrantes do Grupo Ciranda Roda Mundo, que realizaram uma apresentação teatral.

‘Educa+ Araraquara’
Lançado em dezembro de 2021, o “Educa+ Araraquara” é uma realização da Secretaria Municipal da Educação que inclui a educação infantil, o ensino fundamental e a EJA (Educação de Jovens e Adultos).

O programa se constitui em um conjunto de ações empenhadas em melhorar a qualidade da aprendizagem e superação das dificuldades educacionais agravadas ou geradas pela pandemia.

As principais ações incluem: aulas aos sábados para garantir as aprendizagens essenciais em Língua Portuguesa e Matemática aos alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental; contratação de professores para centrar ainda mais o foco na alfabetização, incluindo a alfabetização de adultos; aulas de reforço e recuperação das aprendizagens nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática em turnos estendidos, incluindo EJA; ampliar o letramento literário e propiciar a formação de leitores; mais estudo e pesquisa em casa; mais proximidade entre a escola e a família; formação continuada para os professores e educadores da Educação Infantil, Ensino Fundamental Regular e EJA; incentivo às práticas de leitura, contação de histórias e do cantar para todas as etapas da Educação Infantil; e novos computadores para as escolas municipais e laptops para os professores aprimorarem suas aulas.

Entre os novos equipamentos adquiridos estão 1.400 computadores instalados em cada uma das unidades escolares, secretarias, laboratórios e unidades do Portal do Saber; 1.419 notebooks para os professores e equipes diretivas; 832 tablets para as EMEFs; locação de 3.200 tablets para o programa de reforço e aceleração da aprendizagem destinados aos estudantes dos anos finais do ensino fundamental; e 329 Smart TVs para todas as salas de aula das EMEFs, NEJA, Centros de Educação e CAEE.

Redação

Sair da versão mobile