Após seleção inicial de 500 candidatos, a Secretaria Municipal de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública formou, na noite de quinta-feira (29), 15 novos agentes para a Guarda Civil Municipal. Essa é a sexta turma da corporação, que foi criada em 2001, na primeira gestão do prefeito Edinho.
Os certificados foram entregues aos novos agentes em solenidade no Teatro Municipal “Prefeito Clodoaldo Medina” e foi acompanhada por parentes e amigos dos formandos.
A frente de honra de recepção aos novos guardas civis foi composta pelo vice-prefeito Damiano Neto, representando o prefeito Edinho; pelo comandante do13º Batalhão da Polícia Militar do Interior, pelo Tenente Coronel Richard de Souza, pelo Delegado da Central de Polícia Jurídica, Gustavo Maio; pelo coordenador de Desenvolvimento Profissional do Sest Senat, Leandro Henrique da Costa; pelo secretário municipal de Administração, Ricardo dos Santos; pela deputada estadual Márcia Lia (PT), pela comandante da GCM, Juliana Zacccaro; pela diretora da Escola de Governo, Celina Garrido, e pelo patrono da turma GCM Cesar Ribas de Oliveira, além dos paraninfos GCM Sirio Magalhães e GCM André Ricardo dos Santos.
Representando o prefeito Edinho, Damiano Neto parabenizou a Secretaria Municipal de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública e a Escola de Governo pelo processo bem-sucedido de formação da nova turma e ressaltou a excelente posição da cidade nos indicadores nacionais sobre segurança pública.
“Araraquara se destacou em 2024 como a 10ª cidade para se viver no País em levantamento do IPS Brasil, uma metodologia internacional que avalia o bem-estar da população com base em dados oficiais dos 5.568 municípios brasileiros”, ressaltou.
O secretário de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública, Alexandre Pomponi, agradeceu o apoio das secretarias municipais, do prefeito Edinho e do vice Damiano Neto, antes e durante a formação dessa turma, na qual foram ministradas 500 horas aulas, a maioria a cargo da Escola de Governo da Prefeitura.
O orador GCM Santos destacou a união da turma e os desafios da nova jornada. “Afinal, digo a vocês que minha turma é incomodada e incomoda. Chega com sede de conhecimento e não engole a dúvida. São guerreiras e guerreiros com sede de conhecimento”, enfatizou.
A sexta turma da GCM é composta por Alfredo Parizi Neto, André Feliciano Cremonesi, Avner Deodato Haddad, Diego Gontijo de Araújo, Gabriel Castro da Costa, Hélio Francisco dos Santos, Isabela Cristina Pinto Almeida, João Paulo de Araújo, José Antônio Pimentel Júnior, Josefer Souza de Araújo, Leandro Trostdorf Lins, Mateus Henrique Gonzales, Nathalia Lucca de Oliveira, Reinaldo Souza de Oliveira e Samuel Pinheiro da Silva.
A solenidade foi abrilhantada pela Banda do 13º BPMI, regida pelo maestro sargento Ribeiro, e houve confraternização no saguão do Teatro Municipal.