O “Canal Direto com a Prefeitura”, programa exibido na página da Prefeitura de Araraquara no Facebook, voltou a ser transmitido ao vivo nesta segunda-feira (8) com entrevista da secretária municipal de Saúde, Eliana Honain.
O programa era transmitido até o início da pandemia e precisou ser interrompido para a exibição dos boletins diários com a situação epidemiológica da Covid-19 em Araraquara. Com a superação da fase mais crítica e o encerramento do estado de calamidade pública, o “Canal Direto” foi retomado pela Secretaria de Comunicação.
Com duração aproximada de dez minutos, o “Canal Direto” vai ao ar de segunda a quinta-feira, às 12h30, ao vivo, com espaço para que o internauta envie sua pergunta para o representante do governo municipal e ajude na elaboração da pauta do programa. Às sextas-feiras, no mesmo horário, o espaço será reservado para o boletim semanal com atualização da situação da pandemia.
No programa de reestreia, Eliana Honain falou sobre o fim do estado de calamidade pública devido à queda de contaminações e internações pela Covid-19. “A doença continua, vai permanecer, mas nós precisamos enfrentar todas as outras demandas que vêm junto. Nenhuma ação está sendo diminuída. Continuamos fazendo as testagens, o monitoramento dos positivados e comunicantes, o monitoramento dos internados. Mas ela [pandemia] deixa de ser a única grande prioridade do Município. Estamos retomando as cirurgias eletivas e uma série de outras coisas, já que, com o avanço da vacinação, os casos são extremamente mais leves e não temos o comprometimento dos serviços hospitalares”, afirmou a secretária.
Eliana Honain ainda pediu para que a população continue tomando os cuidados necessários de prevenção da doença, como higienização das mãos e uso de máscaras em locais com muitas pessoas.
“Apesar de o estado de calamidade pública ter terminado, a gente deve ter consciência de que a utilização de máscara evita inúmeras outras doenças. É importante que a gente mantenha esse hábito, principalmente quando a gente estiver em ambientes fechados e em número maior de pessoas. Não podemos esquecer de que ainda há transmissão de coronavírus. Não só em Araraquara, mas no mundo”, complementou.
A secretária de Saúde ainda abordou o tema da nova varíola (monkeypox), que foi declarada uma Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional pela OMS (Organização Mundial da Saúde). A rede municipal de saúde já está capacitada para o atendimento de casos suspeitos.
“A primeira ação que já tomamos foi a determinação do protocolo de atendimento, orientações de isolamento e tratamento clínico. Essas medidas foram tomadas para capacitação da nossa rede para esse atendimento de pacientes que procuram o serviço de saúde e podem ter, principalmente, essas lesões na pele. Vamos fazer o diagnóstico e coletar material. Araraquara teve alguns casos suspeitos, todos eles descartados. Não temos casos confirmados dessa nova varíola aqui em Araraquara”, declarou Eliana.