Início Araraquara Em clima de festa, programação do “Novembro Negro” se encerra neste sábado...

Em clima de festa, programação do “Novembro Negro” se encerra neste sábado (3)

Praça do Daae recebe samba, inauguração das luzes de Natal e chegada do Papai Noel

Neste sábado (3), a Praça do Daae, localizada na Rua Napoleão Selmi Dei, 26, receberá o evento de encerramento do “Novembro Negro”, programação desenvolvida em alusão ao Mês da Consciência Negra e promovida pela Prefeitura de Araraquara por meio da Coordenadoria Municipal de Políticas Étnico-Raciais. A atividade contará com muita música, que ficará à cargo do Samba da Comunidade com o show “Aplausos a todos os sambas”, com Mestre Irá e Toni Santos. Também haverá inauguração da luzes de Natal da praça e chegada do Papai Noel. A entrada é gratuita.

A coordenadora de Políticas Étnico-Raciais, Alessandra Laurindo, destaca que a programação será encerrada com sua missão cumprida. “Considerando que tivemos uma ampla programação com debates, formações e letramento racial, pensamos no encerramento das atividades do Novembro Negro de uma forma festiva, valorizando o Dia do Samba e homenageando igualmente os sambistas da nossa cidade. Entendemos também como uma oportunidade de agradecer a todos que prestigiaram a programação que iniciou em outubro com a mobilização Pró Saúde da População Negra e finaliza agora. Convidamos toda família a estar conosco, inclusive teremos uma surpresa incrível com a chegada do Papai Noel. Prestigiem”, ressalta.

A programação do “Novembro Negro” contou com a instalação do banner com a frase “É preciso ser antirracista!” no Paço Municipal e a Escada Antirracista na Câmara, além da exposição “A percepção das Invisíveis” e a audiência pública “Araraquara é Antirracista?”, também na Câmara. A agenda contou ainda com um ato em comemoração ao Dia da Umbanda e também envolveu a entrega do Prêmio Zumbi dos Palmares e Dr. Laphaeytthi Alves, Encontro de Batuqueiros, 16ª Marcha da Consciência Negra (que foi unificada com as marchas do “21 dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra Mulheres e Meninas” e do “Dia Internacional da Memória Trans”), encontro de samba-rock com DJs de Araraquara, FeirAfro e também uma visita ao casarão histórico do Assentamento Bela Vista, além de workshops e rodas de conversas.

Com o tema “Não basta não ser racista, é preciso ser antirracista”, o objetivo da programação foi despertar para reflexão e envolver a população em geral para uma ação prática e efetiva, seja através do impacto visual, do estímulo à conscientização coletiva, mas principalmente para a valorização da identidade e da cultura afro-brasileira.

Redação

Sair da versão mobile