A Prefeitura de Araraquara, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade e Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Participação Popular, realizou no último sábado (14) a 3ª Conferência Municipal do Meio Ambiente, no Centro de Educação Ambiental do Parque do Basalto.
Fizeram parte da mesa de autoridades, na abertura do evento, o secretário municipal do Meio Ambiente e Sustentabilidade, José Carlos Porsani; o secretário municipal de Direitos Humanos e Participação Popular, Marcelo Mazeta, e o presidente do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (COMDEMA), Wando de Oliveira Santos.
Com a participação de 53 pessoas presentes, de um total de 72 inscrições realizadas online, a conferência teve como tema “Emergência Climática – O desafio da transformação ecológica” e foram abordados 5 eixos.
No eixo 1, o tema foi “Mitigação – Redução da emissão de gases do efeito estufa” – O que deve ser feito para reduzir as emissões de gases de efeito estufa?; no eixo 2, “Adaptação e preparação para desastres – Prevenção de riscos e redução de perdas e danos” – O que deve ser feito para prevenir riscos e reduzir perdas e danos ocasionados pela mudança no clima?; no eixo 3, “Justiça climática e superação das desigualdades” – O que deve ser feito para superar as desigualdades causadas pela mudança no clima?; eixo 4, “Transformação ecológica – Descarbonização da economia com maior inclusão social – O que deve ser feito para a descarbonizar a economia gerando inclusão social?”, e eixo 5 “Governança e educação ambiental – Participação e controle social – O que deve ser feito para gerir políticas que envolvam governo e sociedade para enfrentar a mudança no clima?.
De acordo com Nathália Rigolin, coordenadora de Participação Popular, que participou da organização dos debates, os participantes votaram as propostas enviadas online e elaboraram mais propostas para estes 5 eixos. Ao final, foram escolhidas duas propostas de cada eixo, totalizando 10, para serem enviadas para as etapas estadual e nacional da Conferência do Meio Ambiente.
Também foram eleitos 5 delegados para a próxima etapa, que é a estadual, além dos delegados natos. No final dos trabalhos, foram distribuídas mudas de ipê branco aos participantes.