Início Araraquara “Emergência Climática” foi tema da Conferência Municipal do Meio Ambiente no Parque...

“Emergência Climática” foi tema da Conferência Municipal do Meio Ambiente no Parque do Basalto

Conferência realizada no último sábado definiu propostas a serem enviadas para as etapas estadual e nacional da Conferência do Meio Ambiente

A Prefeitura de Araraquara, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade e Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Participação Popular, realizou no último sábado (14) a 3ª Conferência Municipal do Meio Ambiente, no Centro de Educação Ambiental do Parque do Basalto.

Fizeram parte da mesa de autoridades, na abertura do evento, o secretário municipal do Meio Ambiente e Sustentabilidade, José Carlos Porsani; o secretário municipal de Direitos Humanos e Participação Popular, Marcelo Mazeta, e o presidente do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (COMDEMA), Wando de Oliveira Santos.

Com a participação de 53 pessoas presentes, de um total de 72 inscrições realizadas online, a conferência teve como tema “Emergência Climática – O desafio da transformação ecológica” e foram abordados 5 eixos.

No eixo 1, o tema foi  “Mitigação – Redução da emissão de gases do efeito estufa” – O que deve ser feito para reduzir as emissões de gases de efeito estufa?; no eixo 2, “Adaptação e preparação para desastres – Prevenção de riscos e redução de perdas e danos” – O que deve ser feito para prevenir riscos e reduzir perdas e danos ocasionados pela mudança no clima?; no eixo 3, “Justiça climática e superação das desigualdades” – O que deve ser feito para superar as desigualdades causadas pela mudança no clima?; eixo 4, “Transformação ecológica – Descarbonização da economia com maior inclusão social – O que deve ser feito para a descarbonizar a economia gerando inclusão social?”, e eixo 5 “Governança e educação ambiental – Participação e controle social – O que deve ser feito para gerir políticas que envolvam governo e sociedade para enfrentar a mudança no clima?.

De acordo com Nathália Rigolin, coordenadora de Participação Popular, que participou da organização dos debates, os participantes votaram as propostas enviadas online e elaboraram mais propostas para estes 5 eixos. Ao final, foram escolhidas duas propostas de cada eixo, totalizando 10, para serem enviadas para as etapas estadual e nacional da Conferência do Meio Ambiente.

Também foram eleitos 5 delegados para a próxima etapa, que é a estadual, além dos delegados natos. No final dos trabalhos, foram distribuídas mudas de ipê branco aos participantes.

Redação

Sair da versão mobile