Início Araraquara Empreendimento municipal de lotes para habitação social ganha registro em cartório 

Empreendimento municipal de lotes para habitação social ganha registro em cartório 

Informação foi fornecida após requerimento do vereador João Clemente (PSDB)

De acordo com a Prefeitura, o primeiro empreendimento do Programa Habitacional Organização de Construção da Autogestão (OCA) foi registrado no 1º Cartório de Registro de Imóveis de Araraquara com o nome de Vila Urbana de Interesse Social “Heleieth Saffioti”. A informação foi fornecida em resposta ao Requerimento nº 537/2022, do vereador João Clemente (PSDB). 

Localizado no Jardim Residencial leda, o empreendimento dispõe de 48 lotes para implantação de habitação de interesse social. “O programa está em fase de implantação. Para isso, a Coordenadoria Executiva de Habitação e a Gerência de Projetos Habitacionais estão adotando várias linhas de trabalho com o objetivo de se concretizar o programa”, diz o ofício enviado pela Prefeitura. 

Entre as medidas, os gestores destacam: elaboração dos projetos de parcelamento de solo mediante desmembramento, concurso público nacional de projeto de arquitetura para habitação de interesse social com o objetivo de requalificar os modelos de projetos oferecidos pelo programa Moradia Econômica, contratação de projetos complementes e executivos para execução das obras de infraestrutura urbana das Vilas Urbanas de Interesse Social e trabalho social de pré-ocupação. 

No documento parlamentar, Clemente questionava o saldo referente às implementações das unidades habitacionais e quais os desdobramentos futuros do Programa Municipal de Moradia Econômica. “As políticas públicas para a geração de habitações dignas são um dos pilares da sociedade, juntamente com a saúde, educação, emprego e segurança. Entender os meandros conquistados por tais políticas habitacionais, mais do que prestação de informações à sociedade, é integrá-la ao processo de formação e análise dos seus respectivos resultados”, justifica Clemente. 

Minha Morada 

Lançado pela Prefeitura em 2019, após intenso debate na Câmara Municipal de Araraquara, o programa “Minha Morada” tem como meta atender 3 mil famílias, com o objetivo de “fazer cumprir o papel social da terra e reduzir o déficit habitacional em Araraquara”. A ideia é disponibilizar terrenos de 125 m² em regiões que já possuem equipamentos públicos, como CERs, escolas, postos de saúde e Cras, para serem financiados pelos beneficiados.

Redação

Sair da versão mobile