quarta-feira, 29, maio, 2024

Encontro Nacional de Capoeira em Araraquara apresentou formato inédito de disputa

Com diversas atividades realizadas no último final de semana, evento reuniu participantes de São Paulo, Rio de Janeiro, Maranhão e Goiás

Mais lido

No final de semana, Araraquara sediou o Encontro Nacional de Capoeira, que atraiu profissionais (mestres e professores) e atletas de vários estados como São Paulo, Rio de Janeiro, Maranhão e Goiás. Com uma programação de atividades na sexta (12), sábado (13) e domingo (14), o evento foi realizado pela Associação de Capoeira Sol da Liberdade em parceria com a Prefeitura de Araraquara, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, Fundesport, Secretaria Municipal de Cultura e Fundart.

O evento foi concluído no domingo no Ginásio Municipal “Guilherme Fragoso Ferrão”, o Ginásio da Pista, que recebeu as competições. As disputas se deram em forma de treinamentos conduzidos pelos mestres presentes, onde cada atleta foi avaliado pelo seu desempenho nos diferentes tipos de atividades propostas pelos mestres.

O mestre José Gomes sobrinho, o Mestre Zezinho, organizador do evento e técnico das equipes de competição da Fundesport/Associação de Capoeira Sol da Liberdade, explicou que os treinamentos específicos envolveram cada estilo como capoeira angola, capoeira regional e capoeira contemporânea, onde se avaliou quesitos como domínio técnico, objetividade, resistência, velocidade, performance, caracterização de estilo e participação. “Tivemos um formato inédito no contexto esportivo da modalidade, porque além de competir contra outro competidor, exigia uma melhor performance na realização das técnicas mesmo que individual, buscando uma melhor perfeição da mesma. Todos atletas de Araraquara tiveram excelentes resultados recebendo medalhas pela atuação e desempenho. As competições não visaram classificação final individual ou por equipe”, salientou.

Participaram do encontro representantes de de São Luís (MA), Rio de Janeiro, Vidigal (RJ), Goiânia (GO), São Paulo (capital), Ibiritiba Mirim (SP), São José do Rio Preto (SP), Ribeirão Preto (SP), Dobrada (SP), Matão (SP), Piracicaba (SP), Ibitinga (SP), Boa Esperança do Sul (SP), São Carlos (SP), Lucélia (SP), Taboão da Serra (SP).
Outras atividades

O Encontro Nacional de Capoeira contou ainda com uma série de atividades ao longo dos dias. Na sexta-feira, foi realizada uma roda livre na sede Associação de Capoeira Sol da Liberdade (Acasol). No mesmo dia, o Encontro Nacional de Capoeira teve duas oficinas de capoeira, sendo a primeira com o Mestre Messias, do Rio de Janeiro, e a segunda com o Mestre Meinha, de São Paulo.

No sábado, a Praça Santa Cruz, no Centro, recebeu uma roda de capoeira pela manhã. Também participou desse evento o projeto “Capoeira Itinerante: Gingando pela Cidade”, que tem levado a modalidade para praças de bairros periféricos da cidade. À tarde, na sede da Acasol, foi realizada uma oficina de capoeira com os mestres Buiú (São Paulo), Luizinho (Goiás) e Toni Vargas (Rio de Janeiro). À noite, na sede da Acasol, foram realizadas apresentações culturais, seguida da Noite da Cantoria. 

DESTAQUES NO ENCONTRO NACIONAL DE CAPOEIRA

Categoria Mirim –  Feminino – 6 a 7 anos
Ana Lívia Rangel – Araraquara
Livia Crispim Silva – Nova Europa
Sofia Ventura Vicente – Boa Esperança do Sul
Felipe da Costa Cassino – Ibitinga

Categoria Mirim – Masculino e Feminino – 8 a 9 anos
Marcos Manoel Antônio – Araraquara
Gabriel Gustavo Oliveira Luppi – Araraquara
Lorena Vitória Oliveira – Araraquara
Maria Eduarda P. Santos – Nova Europa
Damaris Vitória – Nova Europa
Raquel Verônica Rosim Sousa – Boa Esperança do Sul
Enzo Gabriel Cerqueira – Matão
Daniel Desiderato – Nova Europa
Laura Pereira Vicente – Dobrada

Categoria Infantil – Masculino e Feminino– 10 a 11 anos
José Marcos Antonio – Araraquara
Vitor Henrique Baesso – Araraquara
Sofia Hadassa Delforno da Silva – Araraquara
Nataly Vitoria Xavier de Mello – Araraquara
Bianca de Sousa Ribeiro – Dobrada
Jorge Henrique Silva – Dobrada

Categoria Infanto – Juvenil – Masculino e Feminino – 12 a 14 anos
Lucas dos Santos Gomes – Araraquara
Thauane Marques Santana Gomes – Araraquara
Giovana M. Caturelli Carneiro – Araraquara
Vitória Dias Oliveira – Araraquara
Eduardo Costa Cavalcanti – Dobrada
Thais Matos dos Santos – Ibitinga

Categoria Juvenil Feminino – Masculino – 15 a 17 anos
Ana Clara Brasileiro Almeida – Araraquara
Ana Julia Silva Santana – Araraquara
Thaila Marques Santana Gomes – Araraquara
Rayla Silva dos Santos – Nova Europa

Categoria Adulto – Masculino
Jhonatan Felipe Santos Gomes – Araraquara
Uanderson Aparecido Silva – Araraquara
Leticia Lorrane Silva – Araraquara
Alan Santos Gomes – Araraquara
Allan Roger Fernandes – Araraquara
Evander Martins – Ibitinga
Kauan Rodrigo Freitas Carvalho – Dobrada

Redação

Mais Artigos

Últimas Notícias