Saber o que é gestão empresarial é uma forma de garantir que sua indústria funcione de maneira mais organizada, planejada e eficiente. Para isso, é necessário entender alguns conceitos básicos de administração de empresas. Saiba mais sobre o assunto!
Mesmo que você nunca tenha lido nada sobre o assunto do qual iremos tratar, você com certeza já realiza ou segue uma linha gestão empresarial, certo? Afinal, como dono, analista ou diretor de uma empresa, você planeja ou executa ações com o objetivo de trazer lucro ao seu negócio.
Ou seja, o difícil não é, necessariamente, entender o que é gestão empresarial, e sim saber planejá-la da melhor forma possível e executá-la com o máximo de eficiência.
Porém, existem algumas técnicas e estratégias que podem ser citadas para te explicar melhor o que é gestão empresarial.
O que é gestão empresarial?
Gestão empresarial é, basicamente, o conjunto de ações e estratégias responsáveis por gerir os recursos financeiros, humanos e estruturais de uma empresa. Ou seja, é a união de todos os fatores que fazem de uma empresa um organismo vivo, que deve ser sempre gerenciado com eficiência para que obtenha os resultados esperados.
Quando falamos em recursos financeiros, estamos tratando de tudo que inclui a entrada ou a saída de renda de uma empresa. Isso porque nenhum negócio sobrevive sem investimento em crescimento e, por isso, é necessário administrar da maneira seus gastos de maneira correta, assim como seu lucro.
Já os recursos humanos tratam, principalmente, dos seus colaboradores, ou seja, das pessoas que você escolhe para buscar o crescimento da sua indústria com você. Gerir pessoas é mais do que saber contratar, é conhecer os perfis que mais se encaixam em cada área da sua empresa e valorizar cada profissional escolhido.
E por último, mas não menos importante, os recursos estruturais consistem em diversos fatores, como: compra, locação e uso de maquinários; Definição de processos de produção; Procedimentos logísticos, como entrega e distribuição; Escolha de sede da empresa, fábrica ou lojas.
De forma resumida, os recursos estruturais formam a engrenagem responsável por fazer uma empresa “rodar”, ou seja, funcionar de forma saudável e, com isso, gerar lucro.
Além desses três fatores que citamos, o processo para entender o que é gestão empresarial também deve priorizar outras ações importantes, como de marketing e de vendas.
Como melhorar sua gestão empresarial?
Agora que você já sabe o que é gestão empresarial, chegou a hora de investir em melhorias no gerenciamento da sua indústria. Afinal, como já explicamos, mesmo que não entenda o conceito, as decisões tomadas por você e seus colaboradores já fazem parte de um modelo de gestão.
Mas como fazer com que esse modelo seja eficiente e bem sucedido?
Não existe uma resposta certa e definitiva, mas nós podemos te dar alguns conselhos que facilitarão esse processo. Um dos primeiros passos é planejar tudo. Defina exatamente onde sua empresa deve chegar e estipule metas ambiciosas, porém alcançáveis.
Além disso, descreva exatamente o que sua indústria fará para alcançar os objetivos, criando um plano de negócios detalhado. Depois, vise executar esses processos da melhor maneira possível, contando com funcionários valorizados, qualificados e motivados.
Não se esqueça também da parte financeira. Pesquise bastante antes de comprar matéria-prima e maquinário. Tente economizar ao máximo, mas nunca abra mão da qualidade. Isso fará com que você consiga gerar um custo-benefício interessante.
Quatro dicas para aperfeiçoar sua gestão
Ao longo deste conteúdo, já te explicamos o que é gestão empresarial e te ajudamos a entender como melhorar a da sua indústria.
Mas para que você possa ter um conhecimento mais prático e objetivo a respeito do tema, decidimos separar 4 dicas essenciais. Já falamos um pouco sobre algumas delas, mas agora vamos contextualizá-las de acordo com a situação da sua indústria.
Confira:
Monitoramento de processos
No último tópico do nosso texto, falamos bastante sobre o planejamento das ações em um plano de gestão empresarial. Mas além de definir o que será feito, também é imprescindível estar a par de tudo o que está acontecendo.
Isso inclui criar métodos e estratégias eficientes de monitoramento, permitindo que você consiga implementar melhorias e até modificar processos. Imagine, por exemplo, que você possui uma empresa de paletes e faz entrega dos seus produtos em toda a cidade de São Paulo.
A estratégia adotada foi entregar os produtos de acordo com a ordem dos pedidos, sendo que em cada carro você transporta 20 paletes. Porém, ao analisar a execução do procedimento, você notou que, em muitos casos, seu motorista roda muito, pois os endereços estão sempre muito distantes um do outro.
Pensando nisso, você resolveu mudar de estratégia e dividir as entregas por região, ainda levando em conta a ordem dos pedidos, mas economizando tempo e combustível. Ou seja, se você não estiver atento aos processos da sua empresa, pode deixar um erro como este ser cometido por muito tempo.
Engajamento da equipe
Já deixamos claro neste conteúdo a importância de valorizar seus colaboradores. Porém, o que é, na prática, engajar uma equipe de funcionários?
Para responder a essa pergunta, podemos usar a definição da palavra engajar: fazer com que alguém participe de forma colaborativa de alguma atividade. Ou seja, você deve dar aos seus funcionários motivos para acreditarem em você e em sua indústria.
O primeiro passo é o mais básico e é mais do que a obrigação de qualquer empresa: propor salários equivalentes às suas habilidades e de acordo com o mercado. Não opte por mão-de-obra barata, pois além de abrir mão da qualidade, você provavelmente terá uma equipe desmotivada.
Além disso, invista em criar um plano de carreira para seus funcionários, mostrando a cada um deles que existem oportunidades de crescimento reais em sua indústria. Outra ação importante para gerar engajamento é investir em conhecimento e capacitação!
Agende palestras com profissionais renomados, pague cursos para os colaboradores que mais se destacarem e incentive a leitura e o aprimoramento pessoal. Por meio dessas ações, você provavelmente terá uma equipe empenhada em crescer junto com você!
Corte de custos
Sei que já falamos algumas vezes que você nunca deve abrir mão da qualidade, mesmo que, com isso, consiga reduzir custos.
Porém, ao monitorar seus processos e estudar o mercado, é possível encontrar gastos desnecessários e outros que poderiam ser menores caso houvesse uma pesquisa mais analítica. Podemos até usar o exemplo citado anteriormente, da empresa que transporta paletes.
Ao mudar este processo, você conseguiu economizar com gasolina e fazer com que seus motoristas pudessem fazer mais viagens.
Essa economia também pode ser feita com um fornecedor. Basta pesquisar que você com certeza encontrará algum parceiro que ofereça produtos de qualidade por preços um pouco abaixo da média do mercado. Dessa forma, sua margem de lucro poderá ser maior e, com isso, sua verba para investimentos também.
Utilização de sistemas de gestão
Uma boa dica para controlar sua gestão empresarial é usando a tecnologia para guardar e organizar todas as informações. Por isso, uma boa dica é usar um software especializado em gestão, facilitando a administração de processos e otimizando seu tempo.
Existem programas específicos em que é possível gerenciar tudo, como mercadorias compradas, armazenamento de estoque, valor gasto com funcionários etc. Com isso, o acesso às informações cruciais para sua gestão empresarial fica muito mais simples e rápido.