Início Araraquara Escola Municipal de Dança participa de Cortejo neste sábado (2)

Escola Municipal de Dança participa de Cortejo neste sábado (2)

Semana do Circo “Almoçando Piolin” terá alunos da EMD participando da atividade com música, coreografia e performance

A Semana do Circo “Almoçando Piolin”, depois de uma semana de atividades com oficinas e espetáculo, realiza um cortejo neste sábado (02) para marcar a finalização das atividades. Artistas da cidade estão na programação que também terá a participação dos alunos da Escola Municipal de Dança Iracema Nogueira.

A concentração, no Palacete das Rosas Paulo A.C. Silva, terá início às 10h30; depois, um cortejo seguirá até a Praça Pedro de Toledo, onde serão apresentados números circenses. Durante o trajeto, os artistas desfilarão de forma a atrair o público, seguindo o carro de som.

A Escola Municipal de Dança participará do cortejo com os alunos dos 4°, 5° e 6° anos, com música, coreografia e performance. A professora coordenadora Lucia Krepski conta que os alunos estão comemorando o Dia Mundial do Teatro e o Dia Nacional do Circo, celebrado em 27 de março.

“Nesta quinta e sexta-feira nossos alunos receberam a visita do ator e dublador Leo Camillo, que contou sua trajetória dos palcos aos estúdios de dublagem; eles também assistiram uma cena elaborada para celebrar o teatro, realizada pela professora Daniela Rosa; ainda: também participaram de oficinas de circo, com Bárbara Monteiro e Bel Macari”, comemora.

De acordo com Lucia, os alunos estão animados e ansiosos para a participação no cortejo. “Será um evento de muita arte, cultura e alegria”, aposta a professora.

Apresentações – O Mestre de Cerimônia – o palhaço Aipim – irá comandar o cortejo pelo trajeto e fará parte da apresentação final, com três artistas contratados por meio de edital.

Entre os números apresentados ao final do cortejo, está o Palhaço Cururu, com o artista Denis Pimentta, apresentando sua “Mágica Modernista” – uma intervenção lúdica e educativa, com muita palhaçada.

Em seguida, EV Banjo traz o número “A Graça do Palhaço”, uma intervenção que subverte a realidade prática através de técnicas circenses costurando a materialização na figura do palhaço, numa dialética que traz à luz questões sociais e caminhos para a transformação do indivíduo.

Já a bambolista Maíra Baltazar apresenta o número “Circundar o tempo” em que a não-linearidade do tempo, através dos ritmos e desenhos da movimentação com o bambolê, são colocados de forma a trazer a descontinuidade do tempo no enxergar cenários atuais e de 100 anos atrás com suas semelhanças.

Na finalização dos números, os artistas e o mestre de cerimônia, assim como Bel Macari e Bárbara Monteiro (representantes da linguagem Circo no Conselho Municipal de Cultura, curadoras e coprodutoras do evento) participam da culminância antropofágica em homenagem ao próprio Palhaço Piolin com uma reverência ao artista e a linguagem circense, no número “Almoçando o Piolin”.

A Semana do Circo é uma realização da Secretaria Municipal de Cultura e a Fundart, por meio da Coordenadoria Executiva de Cultura e em parceria com o Sesc Araraquara, e comemora o centenário da Semana de Arte Moderna de 1922. Toda a programação é gratuita.

Redação

Sair da versão mobile