Apenas dois pacientes estavam internados no hospital de campanha nesta quinta-feira, ambos na enfermaria. Panorama muito diferente do enfrentado nos piores momentos da pandemia, quando o número de leitos precisou ser ampliado para atender mais infectados pelo coronavírus. Em transmissão nas redes sociais, Edinho destacou que o município está superando a Covid-19.
“Aqui no hospital de campanha, nós já tivemos mais de 70 pacientes em um único dia. No Pronto-Socorro do Melhado, mais de 40 pacientes por dia. Hoje, aqui dentro [do hospital de campanha], tem dois pacientes. Ficamos extremamente felizes. Mais uma vez, minha gratidão à população de Araraquara, que acreditou na ciência e na medicina, seguiu as orientações dos médicos e foi fundamental para enfrentarmos a Covid-19 e salvar vidas”, disse o prefeito.
“Nosso hospital de campanha cumpriu um papel muito importante nisso tudo. Estamos caminhando para vencer a pandemia. Agradeço aos profissionais de saúde que lutaram tanto nos momentos mais difíceis. A vacinação avançou e estamos em uma situação muito favorável, mas o vírus ainda está aí. Peço para que todos continuem tomando todos os cuidados necessários”, complementou.
Melhado
Logo depois da visita ao Hospital da Solidariedade, Edinho e as equipes estiveram no Pronto-Socorro do Melhado, que recebeu pacientes com Covid-19 nos momentos mais críticos da pandemia e, agora, passa a dar suporte às UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) e atender outras enfermidades.
“O Melhado está se tornando uma unidade de suporte para as nossas UPAs. Ou seja, aquele paciente que, muitas vezes, ficava na UPA aguardando exame e internação para casos menos complexos está vindo para cá. Estamos com 13 pacientes internados. O PS do Melhado se tornou um pequeno hospital, como um hospital-dia, está funcionando bem e salvando vidas”, disse o prefeito.
“O Melhado acabou entrando como atendimento à Covid e, como estamos vencendo a pandemia, começa a assumir a vocação que esperávamos dele. Já temos tomógrafo funcionando, estamos equipando o laboratório, o raio-x. Todos os exames de imagem e laboratoriais nós faremos aqui”, explicou Edinho.
Vacinação
Por fim, o prefeito e a secretária de Saúde, Eliana Honain, estiveram no polo de vacinação drive-thru do Cear e acompanharam a imunização da população contra o coronavírus.
“A cada dia que vacinamos, é mais um passo que nós damos para que a gente derrote a pandemia e salve vidas. 83% da população de Araraquara já receberam a primeira dose. É uma marca fantástica. 72% estão totalmente imunizados. Minha gratidão à população e aos profissionais de saúde”, afirmou Edinho.
Eliana Honain também agradeceu aos moradores de Araraquara e aos profissionais de saúde. “É uma alegria muito grande estar aqui e ver a organização da nossa vacinação. Só conseguimos esse número tão importante, de 72% das pessoas imunizadas, graças aos trabalhadores da saúde. Não tiveram medo de enfrentar a Covid-19 e atender as pessoas e, também, não tiveram medo de trabalhar aos sábados, domingos, feriados e durante toda a semana para atender a vacinação. Com todos juntos, estamos vencendo a pandemia”, declarou a secretária de Saúde.
Até o final da tarde desta quinta, segundo o Vacinômetro do Governo do Estado, 390.784 doses de vacinas contra a Covid-19 já tinham sido aplicadas em Araraquara: 198.408 pessoas tomaram a 1ª dose (83% da população geral) e 173.661 já receberam ou a segunda dose ou a dose única (72% dos moradores totalmente imunizados). Outras 18.715 pessoas tomaram a 3ª dose/dose adicional.
Mais informações sobre a vacinação contra a Covid-19 no município podem ser encontradas no site da Prefeitura, em www.araraquara.sp.gov.br.
Além de Edinho e Eliana Honain, também estiveram nas visitas a diretora-executiva da FunGota, Lúcia Ortiz; a diretora administrativa da FunGota, Joice Nogueira; a diretora técnica da FunGota, Emanuelle Laurenti; além das equipes médicas do Hospital da Solidariedade e do Pronto-Socorro do Melhado.