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Estudantes da Escola do Campo Prof. Hermínio Pagotto estreiam “Passarinhos” na quarta (30)

Lançamento será no Teatro Municipal, às 14h30; depois, na sexta (1), espetáculo será apresentado no teatro do Sesi

A estreia do espetáculo teatral “Passarinhos” realizado pelos jovens alunos da Escola do Campo Prof. Hermínio Pagotto, localizada no Assentamento Bela Vista, será na próxima semana, com o lançamento na quarta-feira, às 14h30, no Teatro Municipal; depois, na sexta (01), o espetáculo será apresentado no Teatro do Sesi, às 20 horas. Os ingressos gratuitos serão distribuídos uma hora antes do início, no local da apresentação.

A diretora do espetáculo, Viccy Ferrari, e a dramaturga Gabriella Rodrigues, ambas artistas-educadoras de Araraquara, contam que “Passarinhos” é um trabalho cênico que aponta para os diversos ritos de passagem que um jovem assentado, estudante de uma escola pública no campo, passa diariamente. 

“As vivências dos estudantes na zona rural da cidade, as formas de expressão desse jovem, os medos, as inseguranças, as reflexões sobre sair do seu território para ter que ir estudar em uma escola na cidade, a fim de realizar o ensino médio, são evidenciados dentro do espetáculo”, explica Viccy.

Ela conta que o projeto apresenta a juventude que desponta em cada um destes alunos. “Na peça, eles não representam o outro, mas são eles mesmos os protagonistas dessa história.”

Por meio de um recurso de fantasia e imaginação, a cena brinca com a possibilidade dos alunos se transformarem em pássaros para conseguirem visualizar o horizonte que os espera, fazendo refletir sobre os desafios e as delícias de crescer e amadurecer. “Entre danças, cantos, projeções audiovisuais, movimentos e gestos poéticos, nasce um espetáculo em defesa do Assentamento Bela Vista, da escola pública, da qualidade de vida na zona rural e de uma juventude plural que vivencie uma comunidade amorosa nos encontros teatrais”, aponta a diretora.

Assim, em 60 minutos, os estudantes da Escola do Campo do Assentamento Bela Vista, alçam voo pela juventude que se inicia. Imaginando o caminho entre o campo e a cidade para continuar os estudos, descobrem como abrir as asas e compreendem que se estiverem unidos, a viagem é mais segura e que, acima de tudo, durante a revoada, é necessário se divertir, rever o passado e se firmar na sua comunidade outrora fundada na luta e solidariedade entre as pessoas assentadas.

Vale destacar que o texto elaborado pela dramaturga Gabriella Rodrigues, professora e pesquisadora de teatro na cidade, é inédito e escrito a partir dos materiais apresentados pelos estudantes através de textos, fotos e cenas teatrais.

O elenco do espetáculo é composto por: Elenco: Danielle Cristina Lima de Jesus, Gabriela Lopes França, João Manoel Pereira Silva, Kaleu Alves Barbatto, Layne Luciana Valerio Ribeiro Almeida Franco, Raquel de Souza Brito, Yasmin Ferreira Marques, Yasmin Amorin de Almeida. A fotografia do espetáculo é assinada por Ana Karolina, enquanto o vídeo é de Camila Constância.

Após o espetáculo, o grupo realiza um bate-papo com o público.

O processo

O processo criativo do espetáculo “Passarinhos” se iniciou em 2023 a partir de um exercício cênico de finalização do curso de teatro dentro do programa Oficinas Culturais Municipais. Ao longo das aulas, as práticas teatrais desenvolvidas têm como foco a experiência do estudante dentro do ambiente escolar. 

Em um primeiro momento, as experiências criativas partiram de um jogo teatral com as cadeiras escolares. Também, um dos materiais importantes para a realização dessas práticas de teatro e dança com os alunos é a série “História de Gestos” de Elisabete Finger – aliás, foi inspirado por esses vídeos que a artista-educadora Viccy Ferrari, durante as suas aulas de teatro, propôs diversos jogos, dentre eles, experimentações corporais com alguns objetos em comum dentro da sala de aula, como as cadeiras, as mochilas e os materiais escolares. 

Com isso, a prática teatral se debruçou no estudo das diferentes possibilidades de se estabelecer um ambiente de aprendizado, interesse e respeito entre os colegas que não seja prioritariamente em um espaço onde a hierarquia é professor. Outros materiais, importantes para a reflexão e experimentação da cena teatral, foram: a crônica em que Rubem Alves faz uma analogia da escola, das gaiolas e asas dos pássaros; o poema “A Escola é” de Paulo Freire que aborda a ideia de escola enquanto um espaço ocupado por pessoas, onde se criam laços de amizade e camaradagem; os livros “Ensinando a transgredir” e “Tudo sobre o amor” de bell hooks. 

“Tudo isto foi muito importante ao longo do planejamento das aulas e das vivências dentro da sala de aula para se pensar a autonomia dos estudantes, as redes de afeto e as vivências em comunidade˜. Viccy lembra que este exercício teatral é realizado por jovens estudantes de 12 a 15 anos, que vivem na zona rural de Araraquara. “Este processo revelou que o teatro tem um potencial de fortalecimento dos vínculos coletivos, que provoca debates e dá possibilidade das alunas e alunos descobrirem suas potencialidades e expressões artísticas.

Viccy conta que novas camadas de reflexão — sobre territorialidade, a história do assentamento e juventude no campo — foram surgindo durante os encontros. “Além disso, foram elaborados mais exercícios com o foco na corporeidade para investigação da gestualidade do jovem-estudante-pássaro, e desenvolvida a escrita de textos pelos próprios estudantes a partir de algumas perguntas provocativas da dramaturga em exercício de escuta atenta ao espaço escolar e às vivências cotidianas daqueles jovens.”

Redação

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