Início Araraquara Estudantes vivem experiências criativas no Programa Educativo do Território da Arte

Estudantes vivem experiências criativas no Programa Educativo do Território da Arte

Atividade no Teatro Municipal segue até o dia 5 de junho para grupos agendados; Educativo alcançou 430 alunos entre as visitas ao teatro e oficinas oferecidas

Com visitas escolares realizadas desde o dia 13 de maio, o Programa Educativo do 22º Território da Arte de Araraquara vem proporcionando experiências imersivas no universo das artes a crianças, adolescentes e adultos. De segunda a sexta-feira, o Teatro Municipal Clodoaldo Medina recebe escolas, instituições e programas para a programação que segue até 5 de junho, com agendamento prévio.

Durante a visita, os alunos têm a oportunidade de explorar as 52 obras expostas no Território da Arte, acompanhados por uma equipe de educadores que realiza as mediações. A cada encontro, os estudantes são convidados a refletir sobre o tema “Onde Habita o Pensamento” e a expressar suas próprias ideias por meio de oficinas de colagem e experimentação com diversos materiais. A artista plástica e arte-educadora Débora Paiva coordena a atividade ao lado dos educadores Rick Silva, Rafael Callegari, Helena Aragão e Monique Camargo.

A proposta vem gerando entusiasmo entre os grupos escolares, que emergem no contato com a arte contemporânea de maneira acessível e significativa. “As crianças observam, conversam, perguntam, se emocionam. E, principalmente, criam. É bonito ver o pensamento ganhando forma pelas mãos delas”, comenta Débora.

O Educativo do Território da Arte já recebeu a visita de diversas instituições de ensino, entre elas as EMEFs Professora Altamira Amorim Mantese, Gilda Rocha de Mello e Souza, Vereador Edmilson de Nola Sá e Eugênio Trovatti. Também participaram o Programa Filhos do Sol, o colégio Pueri Domus e o Lar Escola Rita Maria de Jesus. Ao longo da programação, passaram pelo espaço várias turmas, com estudantes de idades entre 9 e 21 anos.

“Temos uma média diária de 90 alunos visitando o Educativo do 22° Território da Arte, conhecendo mais sobre arte e o pensamento dos artistas sobre as questões contemporâneas.” A coordenadora explica que o Educativo tem buscado aproximar os artistas dos alunos, convidando-os para conversas, como aconteceu com a Adriana Amaral, de Ribeirão Preto, que foi reconhecida com o Prêmio Referência, principal honraria do Território.

De acordo com Débora, a participação no Educativo já alcançou 430 alunos entre as visitas ao teatro e as oficinas oferecidas. “Atingimos desde o público infantil a partir de 9 anos até o público universitário, como a turma do 4º ano de Pedagogia da UNESP, que participou da oficina Cartografia dos Sentidos, com a Profa. Dra. Lilian Amaral.”

Neste sentido, Débora lembra que a manutenção de parcerias entre a universidade e programas culturais da cidade fortalece vínculos entre a formação acadêmica e a vivência cultural concreta. “A colaboração entre UNESP com o setor cultural da cidade proporcionou às alunas uma nova experiência, ampliando o olhar sobre a prática pedagógica e reforçando a importância da cultura na formação de educadoras.” Ao vivenciarem a interseção entre arte e educação, as futuras professoras passam a compreender com mais profundidade o papel dos eventos culturais como parte essencial de um processo educativo mais sensível, crítico e conectado à comunidade. “Foi uma parceria muito boa e, por isso mesmo, devemos incentivar, valorizar e dar continuidade a colaborações como essa.”

Vale destacar que, ao final da visita ao Educativo, as criações dos participantes passam a compor a mostra “A Teia dos Pensamentos das Crianças”, exposta no próprio Teatro Municipal. Dessa forma, o Programa Educativo reafirma sua missão: não apenas formar espectadores atentos, mas também reconhecer nos pequenos artistas um pensamento potente e transformador.

SERVIÇO

Educativo do Território da Arte de Araraquara

Local: Teatro Municipal Clodoaldo Medina (Av. Bento de Abreu, s/n° – Praça Lívio Abramo – Jardim Primavera)

Período: até 5 de junho

Programação gratuita para grupos agendados

Sair da versão mobile