Início Araraquara Evento da Escola do Legislativo incentiva participação dos jovens na política 

Evento da Escola do Legislativo incentiva participação dos jovens na política 

Palestras foram realizadas no IFSP para alunos entre 15 e 17 anos

Em Araraquara, entre os anos de 2016 e 2020, houve uma queda de 44,6% no número de jovens que optaram por exercer seu direito de voto. A fim de incentivar a participação dos jovens na política, a Escola do Legislativo (EL) da Câmara Municipal de Araraquara realizou, na segunda-feira (25), duas palestras no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), voltadas para estudantes entre 15 e 17 anos, para conscientizar sobre a importância do voto.  

Em sua fala, o presidente da EL, vereador Guilherme Bianco (PCdoB), explicou o conceito de democracia, o funcionamento do sistema eleitoral brasileiro e a finalidade da política. Bianco também é autor da Lei n° 10.418/2022, que institui o Programa Municipal de Incentivo ao voto a partir dos 16 anos e a Semana Municipal de Conscientização do voto a partir dos 16 anos. “Venho aqui pedir para que cada um e cada uma de vocês tire o título de eleitor, porque, assim como o direito ao voto aos 16 anos, a democracia também foi uma conquista que precisa ser defendida todos os dias”, enfatizou o vereador.  

Para a servidora da Câmara, Ana Paula Kuwana, o evento vai ao encontro dos objetivos da Escola do Legislativo: “Fazendo esta ponte entre as escolas, a comunidade, e o Poder Legislativo, nosso intuito é difundir conhecimento e chamar atenção para a importância do voto consciente”. 

O diretor geral do campus de Araraquara, Fábio José Justo dos Santos, também destacou a importância da participação dos jovens na política. “É muito importante que vocês façam uso desse direito e exerçam a cidadania”, frisou.  

Polyana Adriano de Souza tem 17 anos e já retirou seu título de eleitor. Para ela, os jovens poderão fazer a diferença nas próximas eleições. “Se os jovens participassem mais, votassem, nós não estaríamos na situação que estamos hoje”, disse.   

Vale lembrar que o direito ao voto facultativo aos 16 anos e 17 anos foi uma conquista do movimento estudantil, implementada na Constituição Federal de 1988. No Brasil, o voto e o alistamento eleitoral são obrigatórios para maiores de 18 anos e são facultativos para analfabetos, maiores de 70 anos e pessoas com idade entre 16 e 18 anos.  

Serviço  

Jovens que completam 16 anos até o primeiro turno das eleições podem entrar com o pedido para tirar o título de eleitor até o dia 4 de maio pela Internet, no portal do TSE (tse.jus.br). O interessado deve ir na aba “Eleitor e eleições”, clicar em “Autoatendimento do eleitor” e selecionar “Tire seu título”. 

Redação

Sair da versão mobile