Início Araraquara Exposição do Museu do Futebol de São Paulo sobre futebol de mulheres...

Exposição do Museu do Futebol de São Paulo sobre futebol de mulheres segue na biblioteca

Exposição fica na biblioteca municipal até o dia 16 de abril

“CONTRA-ATAQUE! As Mulheres do Futebol” marcou história no Museu do Futebol, em São Paulo, abordando o futebol de mulherese está em exposição em Araraquara, casa da Ferroviária, campeã da modalidade. A Biblioteca Municipal Mário de Andrade, até o dia 16 de abril, recebe a exposição e abre todos os dias da semana para os visitantes prestigiarem a atividade gratuitamente, inclusive aos finais de semana.

A exposição acontece em ano de Copa do Mundo de Futebol de Mulheres, que será disputada na Austrália e Nova Zelândia em julho, e também celebra os 80 anos da Biblioteca Municipal Mário de Andrade.

A mostra itinerante ocupa o térreo e primeiro andar da Biblioteca Municipal Mário de Andrade apresentando a história de resistência das mulheres brasileiras que foram proibidas por Lei de jogar bola, entre 1941 e 1979, e driblaram as dificuldades para manter o esporte vivo como sonho de mulheres e meninas das gerações atuais.

Com curadoria das pesquisadoras Aira Bonfim, Silvana Goellner e Lu Castro, além da ex-jogadora e atual dirigente da CBF Aline Pellegrino, a exposição é uma realização do Museu do Futebol, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, em parceria com a Prefeitura de Araraquara e o SESC Araraquara. A iniciativa conta com recursos do ProAC Direto, programa de incentivo à cultura do Governo do Estado de São Paulo.

Homenagem a Araraquara

A edição itinerante de “CONTRA-ATAQUE! As Mulheres do Futebol” faz uma homenagem a Araraquara e à Associação Ferroviária de Esportes, que por muito tempo foi o único clube brasileiro a investir de maneira consistente no futebol de mulheres. A equipe feminina foi estabelecida em 2001, muito antes de a FIFA exigir dos clubes que disputam campeonatos oficiais que mantivessem times de mulheres.

Um grande painel da exposição é dedicado a contar essa história, que começa antes mesmo do protagonismo da Ferroviária, com informações inéditas sobre a presença de mulheres jogando bola na cidade nas décadas de 1970 e 1980 com as equipes Mazaroppi, nome do dono de uma oficina local que passou a promover preliminares femininas e fomentar a criação de outras equipes entre as cidades da região.

O público também pode ver de perto o troféu da Libertadores Feminina conquistada pelas Guerreiras Grenás em 2015, além dos uniformes de 2014 e de 2004, este último ano em que a equipe foi campeã paulista pela primeira vez.

Vale lembrar que a itinerância de “CONTRA-ATAQUE! As Mulheres do Futebol” em Araraquara também está no SESC da cidade. O Museu do Futebol levou para lá um pebolim feito com jogadoras, desenvolvido especialmente a pedido do Museu, já que a versão com mulheres não existe no mercado até hoje.

A Biblioteca Municipal Mário de Andrade está localizada na Rua Carlos Gomes, 1729, no Centro de Araraquara. O horário de visitação da exposição é: de segunda à sexta-feira, das 9h às 19 horas; aos sábados e domingos, das 10h às 16 horas.

Redação

Sair da versão mobile