Início Araraquara FATEC Araraquara recebe palestra de Rodrigo Spada sobre os impactos da Reforma...

FATEC Araraquara recebe palestra de Rodrigo Spada sobre os impactos da Reforma Tributária em SP

Presidente da Febrafite e da Afresp destaca ganhos econômicos, sociais e federativos para o estado com as mudanças no sistema tributário

O auditor fiscal Rodrigo Spada, presidente da Febrafite (Associação Nacional de Fiscais de Tributos Estaduais) e da Afresp (Associação dos Auditores Fiscais do Estado de São Paulo), vai apresentar a palestra “Reforma Tributária: do município à educação” na FATEC Araraquara.
 

O evento está marcado para o dia 12 de novembro, às 10h, na FATEC, que fica na Rua Precide São Martim, 126, Jardim Santa Clara.
 

Spada, que participou dos debates técnicos e políticos para a construção da reforma, apresenta uma leitura dos impactos esperados para o país e, especialmente, para o estado de São Paulo. Na palestra, ele aborda os problemas do modelo anterior, como a regressividade do sistema, a complexidade tributária, a insegurança jurídica e a perda de competitividade da indústria nacional e aponta como o novo modelo corrige essas distorções. A melhora de cenário passa pela criação e aplicação de mecanismos como o split payment, a criação de um cadastro único nacional, o cashback do imposto e a fiscalização integrada entre os entes da federação.
 

“A Reforma Tributária é um passo civilizatório. Ela enfrenta distorções que há décadas travavam o crescimento do Brasil: complexidade excessiva, insegurança jurídica e um sistema que penalizava os mais pobres e desestimulava o investimento. O novo modelo, fruto de um consenso raro entre diferentes esferas de poder e setores da sociedade, aponta na direção certa. Agora, o desafio é garantir uma implementação transparente, coordenada e comprometida com os objetivos que uniram o país em torno dessa mudança”, afirma Spada.
 

São Paulo pode virar o jogo

Entre os destaques da palestra está a análise sobre o papel de São Paulo no novo cenário federativo. Hoje, o estado é o único da federação que recebe menos da metade do que contribui à União. A reforma, segundo Spada, cria espaço para corrigir essa distorção, especialmente na revisão dos critérios do Fundo de Participação dos Estados (FPE).
 

“É essencial que cada estado, cada município e cada cidadão compreendam o que está em jogo. Em São Paulo, temos a chance de virar o jogo, recuperar protagonismo e transformar nossa potência econômica em bem-estar para todos”, diz Spada.

Perfil do palestrante

Rodrigo Spada é Auditor Fiscal do Estado de São Paulo. É formado em Engenharia de Produção pela UFSCar, em Direito pela Unesp e possui MBA em Gestão Empresarial pela FIA. À frente da Febrafite e da Afresp, atua na articulação técnica e política de temas relacionados à administração tributária e ao federalismo fiscal.

Sair da versão mobile