Neste sábado (12), das 15h às 22h, o estacionamento da Praça Scalamandré Sobrinho, ao lado da pista de skate, receberá a “Feira da Juventude”, evento que visa incentivar o protagonismo juvenil, a criatividade, o empoderamento jovem e manifestações culturais de diferentes grupos de juventude. Com entrada gratuita, a atividade contará com estandes de jovens empreendedores, oficinas culturais e intervenções artísticas.
O encontro, promovido pela Prefeitura de Araraquara por meio da Assessoria Especial de Políticas para a Juventude, pertencente à Secretaria de Direitos Humanos e Participação Popular, tem o propósito de celebrar o Dia Internacional da Juventude, comemorado neste sábado.
Igor Emídio da Hora Silva, assessor especial de Políticas Públicas para Juventude, falou sobre a importância do evento. “O jovem tem sido um grande motor no incentivo à economia criativa. Com isso, a Feira da Juventude vem para fomentar ainda mais este espaço conquistado pelas diversas feiras da cidade, mostrando que em um único evento conseguimos reunir empreendedorismo, cultura, empoderamento jovem e lazer para todos”, comentou.
O Dia Internacional da Juventude foi instituído por resolução da Assembleia Geral da ONU em 1999, em resposta à recomendação da Conferência Mundial de Ministros Responsáveis pela Juventude, reunida em Lisboa, de 8 a 12 de agosto de 1998. Trata-se de uma oportunidade para governos e outras pessoas chamarem a atenção para as questões da juventude em todo o mundo.
Programação
A “Feira da Juventude” terá início às 15h. Às 17h, as Oficinas Culturais se farão presentes no encontro, com uma aula de capoeira de 20 minutos, apresentação de Pretto Nell e uma apresentação cultural dos beneficiários do programa “Filhos do Sol”. Às 18h serão feitos os agradecimentos e às 19h o público curtirá o som do DJ Fulo. Matte Pereira completa a programação musical às 20h, com o encerramento marcado para as 22h.
O evento deste sábado também conta com a parceria da Secretaria Municipal de Cultura e Fundart, Oficinas Culturais, Gerência de Economia Criativa, Coletivo “Quem Garimpa Acha” e Coletivo “Cadê Tereza?”.