Início Araraquara FIDA 2024 abre edital para “jovens artistas” com artistas experientes

FIDA 2024 abre edital para “jovens artistas” com artistas experientes

Festival Internacional de Dança de Araraquara receberá projetos transartísticos até o próximo dia 30 de agosto

A Prefeitura de Araraquara, por meio da Secretaria Municipal da Cultura e Fundart, lançou um edital do FIDA 2024 – Festival Internacional de Dança de Araraquara – a fim de inspirar o encontro de jovens artistas, advindos de projetos socioculturais de Araraquara, com artistas experientes e reconhecidos da cidade. Os interessados podem se inscrever até o próximo dia 30 de agosto.

Nesta edição, a inspiração será “Danças e Confluências” , prestando uma homenagem a Antonio Bispo dos Santos – o Nego Bispo – e o pensamento cunhado por ele acerca da “confluência” como uma força que rende, que amplia e que faz germinar caminhos que se entendem originários, plurais, ancestrais e matutos.

O segmento contemplado é a Dança como pensamento do corpo, como eixo central de discussões que se transversalizam como manifestação contemporânea, como política de vida e de criação. “No entanto, temos nutrido o trabalho em dança desfronteirizado, com colaborações transartísticas e provocações dialógicas saudáveis e promissoras, como visto nas edições anteriores do FIDA”, aponta Gilsamara Moura, idealizadora e curadora do FIDA.

O edital aberto visa incentivar, fomentar e dar suporte ao encontro de jovens artistas da área da Dança (com até 28 anos de idade e, no mínimo, 3 anos de participação em projetos sócio-culturais de Araraquara) com artistas mais experientes (com consolidada carreira de, no mínimo, 10 anos) e com trajetórias mais consolidadas da Dança e de outras linguagens, em processos transartísticos, além de compor a programação do Festival Internacional de Dança de Araraquara (FIDA 2024).

Serão selecionados até três projetos transartísticos, sendo possíveis solos, duos, trios ou grupo em cena (além de poderem congregar outros artistas que poderão colaborar no processo, mas que não estarão em cena).

Os projetos aprovados deverão apresentar, no FIDA 2024, obras em processo que tenham tempo mínimo de 10 minutos e tempo máximo de 20 minutos de duração; terão entre uma e duas apresentações em locais, datas e horários determinados pela produção do festival e deverão estar disponíveis no período entre o Esquenta Fida (17 e 18/09) e o FIDA (19 a 29/09).

Vale destacar que os trabalhos não precisam ser inéditos, mas alinhados à temática do FIDA 2024 (Danças e Confluências) e deverão, obrigatoriamente, ter pelo menos um jovem artista advindo de projetos socioculturais de Araraquara e um artista experiente, com carreira consolidada com, pelo menos, 10 anos de atuação.

O proponente deve integrar a ficha técnica do projeto e comprovar residência em Araraquara, além de estar em dia com o Cadastro de Artistas e/ou Cadastro de Espaços Culturais da Secretaria Municipal de Cultura e Fundart.

Cada projeto aprovado recebe o valor de R$ 2.000,00. As inscrições estão abertas e serão feitas exclusivamente por e-mail, através do endereço: fundartdanca@gmail.com , até o próximo dia 30 de agosto.

O edital completo pode ser acessado no site da Prefeitura de Araraquara, em “Editais da Cultura”. O link direto é o: https://ecrie.com.br/sistema/conteudos/arquivo/a_138_0_1_15082024182313.pdf .

Cronograma 2024

Lançamento do Edital: 15 de agosto

Entrega/envio do projeto: de 16 a 30 de agosto, até 23h59

Análise dos projetos pela equipe retroalimentadora: de 02 a 06 de setembro

Resultado do edital: 09 de setembro, 17h

Prazo de recursos: 10 de setembro, 16h59

Resultado final: 12 de setembro, 17h

Encontro de retroalimentação do projeto transartístico: dia 14 de setembro (sábado), das 9h às 12h (é obrigatória a presença de todo o elenco neste encontro)

Apresentações no FIDA: entre 17 e 29 de setembro (datas, locais e horários a confirmar)

SERVIÇO:

FIDA 2024 lança edital para jovens artistas

Inscrições até: 30 de agosto

Edital completo:

https://ecrie.com.br/sistema/conteudos/arquivo/a_138_0_1_15082024182313.pdf

Redação

Sair da versão mobile