Início Araraquara FIDA 2025 abre em Matão com noite de celebração e resistência

FIDA 2025 abre em Matão com noite de celebração e resistência

A abertura será marcada pela performance “Boi Dança o Ramear”, do Boi Ensolarado Estrela do Oriente (Araraquara)

O Festival Internacional de Dança de Araraquara – FIDA 2025 dá início à sua 25ª edição neste sábado (20), a partir das 19h, na Casa PIPA, em Matão, com uma programação que traduz a força da cultura como espaço de resistência, encontro e celebração.

A abertura será marcada pela performance “Boi Dança o Ramear”, do Boi Ensolarado Estrela do Oriente (Araraquara/SP). Nascido da potência das culturas afro-brasileiras e populares de rua, o grupo traz à cena um cortejo brincante que convida o público a dançar, ramear e compartilhar afetos.

Na sequência, o público acompanha o espetáculo “Vem Ver – Diálogos”, do Grupo Coro e Osso (Matão/SP). A obra propõe uma escuta sensível da cultura brasileira, abrindo espaço para a troca artística com coletivos e agrupamentos locais, em um tempo de fala, silêncio e escuta compartilhada.

O terceiro momento da noite será com “PENHA – um ensaio sobre violência doméstica”, criação do Coletivo Flores (Macaé/RJ). Inspirado na Lei Maria da Penha, o espetáculo utiliza a dança experimental como linguagem para refletir sobre a violência contra a mulher, trazendo à cena uma obra potente, estética e profundamente necessária.

Encerrando a noite em tom festivo e insurgente, o FIDA promove a festa “ManiFESTA – A insolência ainda não terminou”, comandada pelos DJs Thigor Gharda e Val Luna. O baile celebra a realização do festival mesmo diante das adversidades, reforçando que dançar é também um gesto político de resistência.

Assim, a primeira noite do FIDA 2025 reafirma o espírito do festival: corpos diversos em movimento, arte como lugar de denúncia e de festa, e a celebração da vida como horizonte comum.

Serviço

Abertura FIDA 2025 – Sábado, 20/09
Local: Casa PIPA – Matão/SP (Entrada pela Rua Vicente Russo, Azul Ville, Matão – SP)
• 19h – Performance “Boi Dança o Ramear” – Boi Ensolarado Estrela do Oriente (Araraquara/SP) – Classificação: Livre
• 19h – Espetáculo “Vem Ver – Diálogos” – Grupo Coro e Osso (Matão/SP) – Classificação: Livre
• 20h – Espetáculo “PENHA – Um ensaio sobre violência doméstica” – Coletivo Flores (Macaé/RJ) – Classificação: 14 anos
• 21h – Festa “ManiFESTA – A insolência ainda não terminou” – DJs Thigor Gharda e Val Luna – Classificação: 14 anos

Todas as atividades são gratuitas.

Sair da versão mobile