Início Araraquara FliSolzinha tem início nesta quarta (07) com os estudantes da Rede Municipal...

FliSolzinha tem início nesta quarta (07) com os estudantes da Rede Municipal de Ensino de Araraquara

Programação infantil da Festa Literária da Morada do Sol apresenta o espetáculo infantil “A Coroa de Fios” no Teatro do Sesc Araraquara, com público de 400 estudantes em duas sessões

A Festa Literária da Morada do Sol – FliSol inicia as apresentações da Flisolzinha neste mês de agosto para os estudantes da Rede Municipal de Ensino de Araraquara, em uma parceria firmada entre o Instituto Colibri e a Secretaria Municipal da Educação. “A Coroa de Fios” é espetáculo infantil que será apresentado no Teatro do Sesc Araraquara nos próximos dias 07 e 21.

Nesta abertura na quarta-feira (07) serão duas apresentações com 400 estudantes das escolas municipais: Altamira Amorin Mantese, Gilda R. M. Souza, José Roberto Pádua Camargo, Rafael de Medina, Ricardo C. C. Monteiro, Rubens Cruz, Vereador Edmilson Nola Sá e Waldemar Saffiotti.

“As apresentações, às 9h e 13h30, seguem até outubro sempre com a participação das crianças da rede municipal”, conta a coordenadora da FliSolzinha, a atriz Nerita Pio. “Em setembro as apresentações continuam no Teatro do Sesc Araraquara (dias 11 e 25), enquanto em outubro (09 e 23) as apresentações serão realizadas no Auditório do Senac de Araraquara.”

A FliSol 2024 é uma realização do Instituto Colibri, em parceria com a Prefeitura de Araraquara, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Fundart e da Coordenadoria de Acervos e Patrimônio Histórico. Entre os parceiros do evento estão Câmara Municipal de Araraquara, EPTV – São Carlos, Senac Araraquara, Sesc Araraquara, Unesp – Araraquara, Uniara, SESI -Araraquara, IFSP, ETEC Araraquara, Academia Araraquarense de Letras, além de SICOOB, Drogaven e Coletivo MEA.

Além do patrono da FliSol, Ignácio de Loyola Brandão, também será homenageada nesta edição de 2024 a escritora Djamila Ribeiro, que é filósofa, feminista negra, acadêmica brasileira, pesquisadora e mestra em Filosofia Política pela Universidade Federal de São Paulo, com vários prêmios literários, publicações em 3 línguas, imortal da Academia Paulista de Letras – entre outras.

A Coroa de Fios – A FliSolzinha apresenta “A Coroa de Fios”, uma contação de histórias infantil que celebra a beleza e a importância do cabelo na construção da identidade e autoestima das crianças.

Inspirada nos livros “Minha Mãe Usa Touca de Cetim”, de Cintia Almeida Santos, e “O Mundo no Blackpower de Tayó”, de Kiusam de Oliveira, a história é um momento de descoberta e amor-próprio através dos fios que adornam nossas cabeças. Uma experiência repleta de magia, amor e celebração da diversidade, com o objetivo principal de mostrar como é importante desde cedo aprender sobre ancestralidade, respeito, amor próprio e identidade.

Ao encenar histórias que celebram a beleza e a diversidade dos cabelos afro, a peça proporciona uma experiência única, moldando a maneira como as crianças veem a si mesmas e os outros. Nesse palco encantado, cada criança é convidada a se amar, aceitar e celebrar sua singularidade, promovendo um futuro mais inclusivo e empático.

O espetáculo deixa com uma reflexão profunda sobre a importância da aceitação e do amor próprio. A diversidade de histórias capilares é ressaltada, destacando que cada um possui sua própria história, seja ela refletida pelo sol, pela lua ou mesmo pela ausência de cabelo. Todos são belos à sua maneira.

“A Coroa de Fios” tem direção de Larissa Mariano e produção de Zé Guilherme e apresenta os atores Eduardo Marçal e Larissa Mariano.

Redação

Sair da versão mobile