Início Araraquara Fórum sobre buscas de crianças desaparecidas tem início nesta terça (24)

Fórum sobre buscas de crianças desaparecidas tem início nesta terça (24)

Evento apoiado pela Prefeitura será realizado até sexta-feira (27) de maneira presencial e virtual

Com o apoio da Prefeitura, Araraquara recebe nesta semana, entre os dias 24 e 27 de maio, o 1º Fórum Social Internacional de Redes Protetivas e Buscas Efetivas às Crianças Desaparecidas, que será realizado no Anfiteatro A da Faculdade de Ciências e Letras da Universidade Estadual Paulista (UNESP). O evento será feito de maneira híbrida, ou seja, com participantes presenciais e também remotos por meio de videoconferência pela plataforma Even3.

O encontro é uma movimentação e organização conjunta de docentes, alunos de graduação e pós-graduação do curso de Administração Pública da UNESP, Projeto Rota Cidadã, ONG Mães da Sé e Academia de Lideranças YPY Soluções. O objetivo é promover a socialização de conhecimentos e práticas efetivas, oferecer visibilidade às experiências bem sucedidas, bem como as fragilidades no combate ao desaparecimento de crianças e adolescentes, promovendo ao final, a inclusão de forma orgânica desta temática na pauta dos movimentos sociais organizados, poderes legislativo, executivo e judiciário, órgãos autônomos de fiscalização, meios de comunicação, empresas, dentre outros canais.

Com isso, a tendência é o surgimento de um novo protocolo integrado de atendimento e enfrentamento para a problemática crescente do desaparecimento forçado de pessoas, especialmente as crianças, criando e fortalecendo a atuação dos integrantes nesta rede protetiva, os quais serão norteados pela Carta de Araraquara, que será redigida pelos subsídios gerados no evento e apreciados pelos participantes para ser apresentada para aprovação de todos ao final do fórum.

A secretária municipal da Assistência e Desenvolvimento Social de Araraquara, Jacqueline Barbosa, valorizou o debate em torno do tema. “Para nós é muito importante esse fórum internacional, tanto para que possamos socializar saberes, quanto para que possamos trazer para a agenda da cidade este tema. Araraquara vem desenvolvendo um protocolo municipal de violação de direitos da criança e adolescente e a carta que vai ser desenvolvida ao longo do fórum e divulgada ao final vai contribuir para que possamos formalizar um protocolo municipal para o atendimento das famílias com crianças desaparecidas. Isso para nós é muito importante e qualifica ainda mais a nossa rede protetiva do município”, avaliou.

O evento contará com especialistas nacionais e internacionais e promoverá certificação a todos os participantes. Por enquanto, os palestrantes confirmados são a psicóloga Anelise Buzzi (mestra em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo-PUCSP, Carlos Nascimento (master trainer comportamental e Gestão Estratégica pelo Instituto Formador de Treinadores IFT Especialista em Desenvolvimento Humano Construtivista), a psicóloga Celina Cavalini Garrido (especialista em gestão estratégicas de pessoas, gerente de Vigilância Socioassistencial e Cadastro Único pela Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento social de Araraquara), o ex-deputado federal Dimas Ramalho (presidente do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo), Dr. Marco Aurélio Bortolin (juiz de direito titular da Vara da Infância e Juventude e do Idoso da Comarca de Araraquara/Poder Judiciário), a Dra. Eliana Faleiros Vendramini Carneiro (promotora de Justiça do Estado de São Paulo e coordenadora do Programa de Identificação e Localização de Desaparecidos desde 2014), além de representantes de associações de pessoas desaparecidas de Portugal, Espanha e Argentina.

A inscrição pode ser feita pelo link www.even3.com.br/participante/inscricao. Mais informações podem ser obtidas pelo site www.even3.com.br/1fsiredescriandesaparecidas2022.

Redação

Sair da versão mobile