Após indicações de sua autoria serem atendidas pelo Executivo, a vereadora Thainara Faria (PT) voltou ao Distrito de Bueno de Andrada, desta vez com o propósito de integrar o território ao projeto “Gabinete na Rua”, que consiste em vistorias aos equipamentos públicos e corpo a corpo com os moradores para levantar demandas. “Percebo que os moradores daqui se sentem abandonados pelo Estado, por isso venho colocar meu mandato à disposição”, explicava a vereadora enquanto distribuía panfletos de porta em porta.
Com uma população estimada em 2 mil pessoas, incluindo as famílias do Distrito e dos assentamentos ao redor, nota-se a preponderância de idosos, como a pensionista Ivanilde Roncalio, de 71 anos. “Aqui não há ambulância de plantão, nem atendimentos de emergência. Também estou aguardando há dois meses para agendar exames que me foram pedidos com urgência”, queixou-se.
Fora essa denúncia, a parlamentar verificou que a unidade de saúde não abre às quintas-feiras e, nos demais dias, funciona em horário reduzido, com exceção da sexta-feira, que atende das 7h30 às 16h30. “Iremos questionar a secretaria da Saúde a respeito da demora nos exames e do horário de atendimento do posto, pois a população não pode ficar desassistida”, frisou Thainara.
Espaço de lazer
Pelas dezenas de quarteirões que compõem o Distrito, balanços armados nas árvores denotam também a presença de crianças, mas o parquinho público, localizado ao lado da igreja central, requer investimentos. “Faltam brinquedos e os banheiros estão em péssimas condições de uso, apesar de a área ter sido limpa e roçada”, assinalou Thainara, que, durante o percurso, ainda levantou a necessidade de limpeza e de recape asfáltico em algumas vias.
Indicações atendidas
De acordo com a vereadora Thainara Faria, algumas das indicações feitas ao Distrito foram atendidas, como a isenção do pedágio para professores e um vigilante noturno para a escola municipal.