Início Araraquara Gerente de Controle de Vetores pede apoio da população no combate à...

Gerente de Controle de Vetores pede apoio da população no combate à dengue

Cuidados para evitar criadouros do mosquito da dengue durante o verão foram o assunto do ‘Canal Direto com a Prefeitura’ desta quinta-feira (10)

A intensificação nas ações de combate à dengue com a chegada do verão, época marcada pelas chuvas, foi o assunto do “Canal Direto com a Prefeitura” desta quinta-feira (10).

O programa, veiculado no Facebook da Prefeitura, recebeu a gerente de Controle de Vetores, Alessandra Cristina do Nascimento, e a gestora de Controle de Vetores, Gislaine Cristina das Neves.

Alessandra reforçou o pedido para que a população colabore com o poder público na prevenção da doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti.

“A participação da população é imprescindível no combate à dengue. O Controle de Vetores se esforça todo o ano, mas a participação principal é do morador. É importante que cada um se dedique a vistoriar seu imóvel, a eliminar criadouros, para que a gente não tenha problema com uma epidemia”, disse a gerente, que também relatou que o trabalho da Prefeitura é realizado durante o ano todo.

“Araraquara é um município endêmico. Nós podemos ter casos de dengue durante todo o ano. Então, o Controle de Vetores atua durante todo o ano focando na prevenção para que quando chegue este período mais complicado, de verão, em que pode ter aumento do número de casos, nós passemos com mais tranquilidade. Nós realizamos vistorias todos os dias do ano, com orientações, eliminação de criadouros, atividades educativas e vistorias de imóveis complicados e que estão com grande quantidade de criadouros”, afirmou Alessandra.

A gestora, Gislaine, também deu dicas para que os moradores ajudem a combater a dengue. “A gente tem que ficar bem atenta, de olho nos quintais, e tentar eliminar o máximo de criadouros que tiver próximo das residências. Dar uma olhadinha, por uns cinco minutinhos, todos os dias nas suas casas. Orientar o vizinho a não jogar coisas em lugares indevidos. Prestar atenção nesses detalhes”, destacou.

Além de cuidar da própria casa, a população também pode identificar imóveis e outros locais problemáticos e avisar para o Controle de Vetores e a Ouvidoria da Vigilância Epidemiológica, por meio dos telefones (16) 3303-3115, (16) 3303-3104 e 0800-774-0440.

Entre os sintomas mais comuns da dengue estão febre, dor de cabeça e dor no corpo. Nesses casos suspeitos da doença, a pessoa pode procurar a unidade de saúde mais próxima de seu bairro ou uma das três UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) para passar por atendimento médico e ser encaminhada para o exame de sorologia (realizado após o sexto dia de sintomas). As unidades de saúde funcionam de segunda a sexta, das 7h30 às 16h30, e as UPAs (Central, Valle Verde e Vila Xavier) têm funcionamento 24 horas.

Visitas
As representantes do Controle de Vetores ainda esclareceram que os moradores não devem rejeitar as visitas dos agentes de combate à dengue nas residências. Esses profissionais utilizam camiseta azul, colete marrom e estão sempre acompanhados com um supervisor de equipe com camiseta verde, além de chegarem em um carro oficial.

Caso alguém se sinta inseguro e desconfie de que as pessoas recebidas em casa não são realmente agentes da equipe da Prefeitura, é possível ligar no Controle de Vetores (nos telefones informados acima) para tirar a dúvida e obter a informação correta.

Conscientização
A Gerência de Controle de Vetores também intensificará as ações educativas e de conscientização sobre a prevenção da dengue, com atividades de orientação, palestras e exposição de materiais em escolas e empresas.

Essas ações irão integrar a Semana Estadual de Mobilização contra Arboviroses, a ser realizada entre os próximos dias 21 e 26. “Estaremos com atividades diferenciadas envolvendo a população na eliminação de criadouros e levando essa parte educativa”, antecipou Alessandra.

A programação dessas ações será divulgada em breve pela Prefeitura em suas redes sociais e no site www.araraquara.sp.gov.br.

Ao vivo
O “Canal Direto com a Prefeitura” vai ao ar de segunda a quinta-feira, às 12h30, ao vivo, na página da Prefeitura no Facebook. A íntegra deste programa e dos anteriores continua disponível para visualização no Facebook e em outras plataformas digitais, incluindo o formato de podcasts.

Redação

Sair da versão mobile