Início Araraquara Gestão de resíduos de Araraquara está entre as melhores do Estado de...

Gestão de resíduos de Araraquara está entre as melhores do Estado de São Paulo

Ranking elaborado pelo Governo Estadual coloca Araraquara, com o trabalho realizado pelo Daae, na 13ª posição entre os 645 municípios paulistas

A cidade de Araraquara recebeu a nota 9,07 no Índice de Gestão de Resíduos (IGR) referente ao ano de 2023, avaliação que a coloca na 13ª colocação entre os 645 municípios do Estado de São Paulo. A gestão de resíduos de Araraquara é feita pelo Departamento Autônomo de Água e Esgotos de Araraquara (Daae). Vale salientar que a nota máxima é 10 e as cidades com nota acima de 7 já são consideradas com uma gestão eficiente.

Desenvolvido para avaliar anualmente a gestão dos resíduos sólidos nos municípios paulistas e fornecer subsídios para a implementação de políticas públicas estaduais, o IGR encontra-se disponível no Sistema Integrado de Gestão Ambiental, da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Sigam/Semil), cuja principal função é registrar, controlar e fornecer informações operacionais e gerenciais sobre processos e documentos relacionados às atividades da Secretaria do Estado e seus órgãos vinculados. Este índice possibilita ainda que os municípios participantes tenham uma ferramenta de análise e acompanhamento da gestão de resíduos sólidos municipal.

Para Delorges Mano, superintendente do Daae, é muito importante e significativa esta nota de eficiência no serviço. “Isso mostra o comprometimento da gestão municipal com um serviço que envolve diversos aspectos, sobretudo a preocupação com a saúde pública, e evidencia a seriedade com que são tratadas todas as fases do processo de gestão dos resíduos sólidos no município”, disse.

Além disso, o superintendente destacou o corpo técnico comprometido, todas as licenças ambientais que são cumpridas à risca e os parâmetros de avaliação dos serviços prestados, que envolvem desde a contratação dos prestadores, os instrumentos de gestão, a organização municipal, as ações de educação ambiental, a disposição final e a oferta de coleta seletiva.

Confira o ranking completo com as posições de todos os municípios paulistas pelo link: bit.ly/ranking_residuos


O Índice de Gestão de Resíduos

O IGR foi lançado em 2008, quando foram selecionados indicadores com base em análise de textos técnicos específicos sobre o tema, listagem dos indicadores recomendados na bibliografia e análise dos indicadores já desenvolvidos pela Subsecretaria de Estado do Meio Ambiente e pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), em especial o Índice de Qualidade de Aterro de Resíduos, IQR, já consolidado no Estado, e que avalia e classifica a disposição de resíduos sólidos. Considerou-se também neste estudo a disponibilidade dos dados.

Ao longo desse tempo de existência, foram realizadas três atualizações, a fim de compatibilizá-lo com as diretrizes estabelecidas pela Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), de 2010, e a necessidade de informações para subsidiar a elaboração da primeira versão do Plano Estadual de Resíduos Sólidos, em 2014.

Em 2021, foi realizada uma revisão mais ampla do IGR, com diferentes atores internos e externos ligados ao tema resíduos sólidos, na qual foram atualizados os critérios utilizados para a avaliação da gestão municipal, a fórmula de cálculo e as estratégias de divulgação das notas de desempenho dos municípios.

Premiação da Ares-PCJ

O Daae também recebeu, em abril, o prêmio da Agência Reguladora dos Serviços de Saneamento das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (Ares-PCJ), na categoria Top 10, do 3º Ciclo na metodologia Acertar. A iniciativa visa aprimorar os processos de gestão das informações dos prestadores de serviços de saneamento regulados pela agência e, ao todo, participaram 34 municípios associados à agência.

Delorges Mano agradeceu o empenho dos servidores da autarquia que se dedicaram durante todo o processo de prestação de informações. “Araraquara ficou entre os melhores municípios. Esta premiação traz visibilidade e reafirma a referência que a autarquia é para os municípios da região”, afirmou o superintendente do Daae.

A metodologia Acertar foi elaborada para permitir procedimentos padronizados de Auditoria e Certificação de informações do Sistema Nacional de Informações de Saneamento (SNIS), com o propósito de aprimorar os processos de gestão das informações dos prestadores de serviços de saneamento. A iniciativa confere maior confiança no uso de indicadores de desempenho, com impacto relevante no setor de saneamento nacional, trazendo mais profissionalismo e estruturação dos processos.

Redação

Sair da versão mobile