Nesta quinta-feira (16), o Projeto Social Quilombo Rosa, no Valle Verde, recebeu a Oficina de Ovos de Páscoa, que teve como público-alvo mulheres do “Territórios em Rede”, programa vinculado à Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social que tem como foco a articulação e o fortalecimento da rede intersetorial de proteção social atuante em seis territórios prioritários, caracterizados pela alta vulnerabilidade social. Os territórios compreendem as regiões do Jardim Cruzeiro do Sul, São Rafael, Cecap/Iguatemi (Oitis), Hortências, Parque São Paulo e Valle Verde, que juntos abrangem mais de 75 mil pessoas.
A gestora do Quilombo Rosa, Maria Cristina Theodoro, valorizou a iniciativa. “Eu fico muito feliz de ver o resultado dessa Oficina de Ovos de Páscoa no Quilombo Rosa porque eu sei da importância para cada mulher a questão da geração de trabalho e renda. Eu acho que essa oficina é mais uma oportunidade de estar tirando seu sustento de uma forma rápida, de uma forma construtiva. Me deixa muito feliz porque é mais uma realização, mais uma oportunidade que elas têm para suas vidas. É uma renovação e uma motivação para que elas sigam em frente, assim como uma oportunidade de terem uma renda extra”, avaliou.
Maria Aparecida Lopes, agente operacional do Quilombo Rosa, também destacou a relevância dessa ação. “Essa Oficina de Ovos de Páscoa foi de extrema importância para o Quilombo. As mulheres daqui, na maioria negras e periféricas, ficaram muito felizes com a realização do curso. A maioria não teria dinheiro para comprar ovos para as crianças da família. Fizeram o curso gratuitamente e ainda levaram os ovos para as crianças. Foi gratificante ver a felicidade delas. Saíram dizendo que vão fazer e, além de dar para os filhos e netos, ainda vão vender. Foi maravilhoso. Que venham mais cursos assim”, comentou.
A atividade já havia sido realizada no início do mês no Espaço Kaparaó, na ocasião oferecida a beneficiários do Programa de Incentivo à Inclusão Social (PIIS), que visa a transferência de renda, qualificação profissional e reinserção no mercado de trabalho.
A oficina é desenvolvida em uma parceria entre a Coordenadoria de Segurança Alimentar, vinculada à Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, e a Coordenadoria Executiva do Trabalho e Economia Criativa e Solidária, que integra a Secretaria de Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo. O curso foi elaborado e ministrado pela nutricionista e gerente de abastecimento Paula Fernanda de Oliveira e pela agente social Sônia Aparecida Doswaldo Rodrigues.