Na última quarta-feira (27/9), compondo a programação da Semana Move, o Sesc Araraquara levou representantes de Araraquara e região para uma visita mediada ao Centro de Treinamento do Comitê Paralímpico Brasileiro, localizado no Parque Fontes do Ipiranga, zona sul de São Paulo. O intuito foi reunir profissionais que atuam na área esportiva e também instituições que trabalham com pessoas com deficiências, promovendo o encontro e incentivando a possibilidade do desenvolvimento de iniciativas que ajudem a massificar o esporte paralímpico na região, auxiliando na inclusão da pessoa com deficiência em nossa sociedade.
Araraquara enviou representantes da Secretaria de Educação Municipal e Estadual, Secretaria de Esportes, Educação Especial, da APAE, Fundação Toque e da Assessoria da Pessoa com Deficiência. No grupo estavam também representantes das cidades Mineiros do Tietê, Bariri, Américo Brasiliense, Dobrada, Santa Lúcia, Itaju e Matão.
As instalações esportivas do Centro de Treinamento, indoor e outdoor, servem para treinamentos, competições e intercâmbios de atletas e seleções em 15 modalidades paralímpicas: atletismo, basquete, esgrima, rúgbi e tênis em cadeira de rodas, bocha, natação, futebol de cegos, futebol PC, goalball, halterofilismo, judô, tênis de mesa, triatlo e vôlei sentado. Além disso, tem área residencial com alojamentos com capacidade para 300 leitos, refeitório, lavanderia e um setor administrativo com salas, auditórios e outros espaços de apoio. No Centro de Treinamento funciona a sede administrativa do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), na qual atuam mais de 300 profissionais de diversas áreas.
Centros paralímpicos como este, adaptados e destinados exclusivamente a pessoas com deficiências existem apenas três no mundo todo: Brasil, China e Ucrânia. Os demais centros de treinamento espalhados pelo país funcionam abrigando os esportes olímpicos e paralímpicos. Outro diferencial é que o Centro oferece ainda escola de formação para crianças com deficiência, que treinam e utilizam o mesmo espaço dos campeões e campeãs olímpicos.
São, ao todo, 95 mil metros quadrados de área construída. Duas quadras de vôlei sentado, 1 quadra de basquete em cadeira de rodas, 1 quadra de rúgbi em cadeira de rodas, 1 quadra de goalball, 12 mesas de tênis de mesa, 2 tatames de judô, 6 áreas para halterofilismo, 4 para a esgrima, 6 canchas de bocha, centro aquático com 1 piscina olímpica e 1 semi-olímpica, 1 campo de futebol PC, 1 campo de futebol de cegos, 2 quadras de tênis em cadeira de rodas, 1 pista de atletismo, 1 pista de atletismo indoor, academia para apoio e condicionamento físico, fitness e fisioterapia, vestiários, centro administrativo, centro de medicina e ciência do esporte, zona hoteleira com cerca de 300 leitos, área de apoio do Centro de Treinamento.