Início Araraquara Guerreirinhas enfrentarão a Liga Vallecaucano-Col na estreia da “Libertadores Sub-16” no Paraguai

Guerreirinhas enfrentarão a Liga Vallecaucano-Col na estreia da “Libertadores Sub-16” no Paraguai

As semifinais serão disputadas no sábado (18), e a final e a disputa de terceiro lugar acontecerão no domingo (19)

As Guerreirinhas Grenás estrearão neste sábado (11) na “Conmebol Fiesta Evolución sub-16”, a Libertadores feminina da categoria, que acontecerá no Paraguai. A partida inicial será contra a Liga Vallecaucano-COL, às 16 horas (horário de Brasília), no estádio Parque Gasú Metropolitano, na cidade de Luque. A Locomotiva iniciou a viagem na manhã desta quinta-feira (09), saindo da Fonte Luminosa.

Todas as partidas serão transmitidas pelo canal de Youtube da Conmebol. A Ferroviária é a única equipe brasileira a disputar a competição nessa categoria: a vaga grená veio com a conquistada do título da “Liga de Desenvolvimento sub-16”, em dezembro do ano passado, na cidade de Sorocaba, após vitória contra o Santos por 2 a 0.

Além da “Liga Evolución sub-16” feminina, também serão disputadas a “Liga Evolución sub-13” masculina e a “Liga Evolución sub-14” feminina.

A competição acontecerá entre os dias 10 e 19 de junho e a Locomotiva está no Grupo B, ao lado de Liga Vallecaucana-COL, Sport Kuetuvy-PAR, Deportivo Trópico-BOL e Deportivo Magallanes-CHI. No Grupo A estão River Plate-ARG, Liverpool-URU, Soprting Cristal-PER, Leones del Norte-QUE e Yaracuyanos-VEM.

FORMATO DE DISPUTA
Ao todo, serão 10 equipes disputando a “Libertadores feminina sub-16”, divididas em dois grupos de cinco equipes cada. As equipes se enfrentarão em turno único, e avançam de fase as duas primeiras colocadas. Na semifinal, no sistema de mata-mata, as quatro equipes classificadas se enfrentaram em jogo único para definir os finalistas (1º do Grupo A x 2º do Grupo B e 2º do Grupo A x 1º do Grupo B).

As equipes campeã e vice-campeã ganharão vaga para disputar o “Torneo Internacional” em Orlando, no Estados Unidos, no mês de agosto deste ano.

Cada partida terá duração de 70 minutos, divididos em dois tempos de 35 minutos cada. Todas as partidas da primeira fase serão realizadas no estádio Parque Guasú Metropolitano, na cidade de Luque. As semifinais e a decisão serão disputadas na “Cancha Conmebol”.

Tabela de jogos 1ª fase:
1ª rodada
 (sábado – 11/06) – 16h – FERROVIÁRIA x Liga Vallecaucana-COL
2ª rodada (segunda – 13/06) – 16h – FERROVIÁRIA x Deportivo Trópico-BOL
3ª rodada (quarta – 15/06) – 16h – FERROVIÁRIA x Deportivo Magallanes-CHI
4ª rodada (quinta – 16/06) – 16h – FERROVIÁRIA x Sport Kuetuvy-PAR

As semifinais serão disputadas no sábado (18), e a final e a disputa de terceiro lugar acontecerão no domingo (19).

A técnica Julia Passero falou sobre a o grupo que a Ferroviária está. “Estamos num grupo que tem Colômbia, Bolívia, Chile e Paraguai. Inclusive é a equipe da casa, que irá representar o país (Sport Kuetuvy-PAR). A gente já conseguiu buscar algumas informações, são adversários duros. Quem está ali é por mérito, foi campeão nacional. Então acreditamos que todo jogo será uma final, e esperamos chegar na fase final”, disse.

A meio-campista Fernanda, de 17 anos, está ansiosa para a primeira viagem internacional. E falou que a equipe está se preparando bastante para a competição. “Muita ansiedade. Nunca andei de avião, nunca fiz viagem internacional. Mas estou tentando controlar, acho que essa ansiedade é normal. Estamos prestando muita atenção no que a técnica Julia está passando, estamos muito atentas e estudando bastante os adversários”, comentou.

A atacante Natália Vendito, que conquistou o Sul-Americano sub-17 em março com a Seleção Brasileira, espera fazer uma boa campanha. “A expectativa é que a gente possa colocar em prática tudo o que foi treinado durante todos esses meses, que a gente possa chegar lá da melhor forma possível e representar o Brasil e a Ferroviária. Sabemos que são adversários qualificados, chegam firmes. Nos preparamos de acordo com os adversários que iremos enfrentar”, pontuou.

A zagueira Grazy, que foi capitã da Seleção feminina sub-17 na partida que definiu o título sul-americano para o Brasil em março, espera que a equipe grená possa dar o máximo na competição. “É um sentimento muito bom, de estar viajando com a equipe e poder partilhar esse momento. E que podemos dar o nosso máximo”, comentou.

Lista de convocadas:
GOLEIRAS
Leilane (16 anos)
Isadora (16)

LATERAIS
Luana (15)
Anita (17)
Samara (15)
Karoline (15)

ZAGUEIRAS
Duda Mattos (16)
Grazy (16)
Isa Fogaça (17)

MEIAS
Julia (16)
Bia (16)
Aninha (17)
Fernanda (17)

ATACANTES
Geovanna (16)
Natalia Vendito (17)
Pepê (16)
Rhaissa (15)
Duda (16)

Comissão técnica:
Julia Passero (técnica)
Januaria Salles (auxiliar técnica/treinadora de goleiras)
Rafaela Esteves (chefe de delegação/coordenadora das categorias de base)
Luiza Brusasco (médica)

Texto e foto: Tiago Pavini/Ferroviária SA

Redação

Sair da versão mobile