Início Araraquara Guineense Tita Pipoka compartilha experiências em evento do Novembro Negro

Guineense Tita Pipoka compartilha experiências em evento do Novembro Negro

Roda de conversa foi realizada nesta quinta-feira (17) no Centro de Referência da Mulher

Na tarde desta quinta-feira (17), o Centro de Referência da Mulher “Professora Doutora Heleieth Saffioti” recebeu uma roda de conversa que contou com a participação de Tita Pipoka, ativista nascida na Guiné-Bissau, que pôde compartilhar sua experiência ao lidar com o preconceito e também sobre como fez a diferença na vida de muitas crianças com ações sociais desenvolvidas por ela.

Tita destacou a importância dessa interação. “Penso que essa é uma forma de empoderar principalmente a juventude negra e a geração que vem a seguir. Uma roda de conversa como essa é muito importante porque não só empodera como também nos faz passar à fase seguinte, que é a mentoria, que é ter alguém que possa também orientar esses jovens na vida. Ações como essa nunca são demais. Achei a programação do Novembro Negro de Araraquara muito impactante. Percebi que é uma cidade que engloba a humanidade, já que valoriza a comunidade LGBT, a comunidade negra, entre outras. É possível ver realmente a raiz brasileira aqui em Araraquara. Isso foi o que senti quando cheguei aqui”, comentou.

A coordenadora de Políticas Étnico-Raciais, Alessandra Laurindo, agradeceu Tita pela participação. “Sabemos que a agenda da Tita estava toda em São Paulo, mas ela aceitou de pronto o nosso convite e pegou quatro horas de estrada para estar aqui conosco. Ficamos muito felizes por aceitar nosso convite. Ela chega aqui com esse potencial enorme, com toda essa representatividade que tem na Guiné-Bissau, com toda essa liderança no movimento de mulheres, no movimento de jovens. Para nós é muito importante fazer essa troca de histórias de feminismos. Temos o nosso conhecimento do feminismo do Brasil, mas é importante saber como é essa questão na Guiné para podermos encontrar maneiras de somar futuramente como culturas irmãs em torno desse movimento”, salientou.

A atividade integrou o Novembro Negro, programação desenvolvida em alusão ao Mês da Consciência Negra e promovida pela Prefeitura de Araraquara por meio da Coordenadoria Municipal de Políticas Étnico-Raciais.

Tita Pipoka

Telma Seidi nasceu na Guiné-Bissau e ainda criança emigrou para Portugal. Mulher de personalidade forte e determinada, se formou na Inglaterra. Seu nome artístico (Tita Pipoka) faz juz à sua personalidade. Empreendedora, em 2011 decidiu retornar ao seu país natal através de projeto social no qual é mentora, cujo o nome é “Um lápis, um caderno, uma educação”, que tem como como objetivo incentivar crianças e jovens desfavorecidos, órfãos e sem oportunidades da Guiné-Bissau a buscarem seus sonhos por meio da educação.

Já em 2016 iniciou o seu primeiro negócio online em vários segmentos, destacando-se no programa “Liderança Feminina”, com o objetivo de alavancar o desenvolvimento profissional das mulheres com protagonismo e destaque a partir dos desafios que elas enfrentam. Em uma ação que aprimorou sua liderança em posições estratégicas relevantes nos mais diferentes setores e organizações, o programa foi desenvolvido para combinar competências técnicas, comportamentais e acompanhamento personalizado, apoiado na construção de uma trajetória de superação e ultrapassando barreiras que retardam e bloqueiam o acesso das mulheres a cargos de alta liderança. O programa terá em breve uma plataforma de palestra para ter um maior alcance da comunidade africana.

Novembro Negro

A programação do “Novembro Negro” foi aberta na última semana com a instalação do banner com a frase “É preciso ser antirracista!” no Paço Municipal e a inauguração da Escada Antirracista na Câmara, além da exposição “A percepção das Invisíveis” e a audiência pública “Araraquara é Antirracista?”, também na Câmara.

A agenda contou ainda com um ato em comemoração ao Dia da Umbanda e também envolve a entrega do Prêmio Zumbi dos Palmares e Dr. Laphaeytthi Alves, visita ao casarão do Assentamento Bela Vista com historiadores, Encontro de Batuqueiros, 16ª Marcha da Consciência Negra (que se unificará com as marchas do 

“21 dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra Mulheres e Meninas” e do “Dia Internacional da Memória Trans”), encontro de samba-rock com DJs de Araraquara, FeirAfro, roda de conversa sobre capoeira, show com Renato da Rocinha e workshop “Formação de Líderes Negros Importam”.
A festa de encerramento da programação acontece no dia 3 de dezembro no Daae, com a apresentação “Aplauso a todos os Sambas – Luzes do Natal”, porém nos dias 7 e 8 de dezembro será realizada a Oficina de Esculturas Afros de Jornal, que concluirá a agenda. Confira abaixo a programação com os próximos eventos:

PROGRAMAÇÃO NOVEMBRO NEGRO

17 de novembro
19h – Prêmio Zumbi dos Palmares entregue à Cleuza Sueli Bueno da Silva e Prêmio Dr. Laphaetty Alves a Carlos Nascimento.

19 de novembro
9h – Visita ao casarão da Bela Vista com historiadores – Almoço comunitário
22h – Encontro de Batuqueiros – Especial Dia da Consciência Negra. Local: ASCAR
Por Adesão – Promoter – André (11) 95070-9993

20 de novembroMarcha Unificada – “16° Marcha da Consciência Negra”, “21 dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra Mulheres e Meninas” e “Dia Internacional da Memória Trans”.
13h15 – Concentração: Centro de Referência da Mulher (CRM) – Rumo à Igreja Matriz. Destino: Estação Ferroviária
14h às 20h – FeirAfro, gastronomia, apresentações artísticas e culturais, encontro de DJ’s, samba, show de samba rock. Local: Estação Ferroviária.
14h30 – Encontro de Samba-Rock com a participação de Djs de Araraquara, Dj Gugu Reis e Dj Alex Black de São Paulo e show especial com Tibless e Banda. 

Local: Estação Ferroviária.

23 de novembro
Roda de Conversa sobre a história da Capoeira – Local: Centro de Referência Afro

24 de novembro
18h30 – Roda de conversa: “Negritudes e LGBTQIA+” Resistência e Resiliência.
Local: Centro de Referência LGBTQIA+

26 de novembro
22h – Show com Renato da Rocinha – Local: ASCAR
Por adesão. Promoter Cristiano Produções – (16) 99703-0560

29 de novembro
18h30 – Workshop “Formação de Líderes Negros Importam” – Local:  Auditório da OAB
Parceria com a Comissão de Combate à Discriminação da OAB e a Empresa YPY Soluções

3 de dezembro
Encerramento da Programação – Aplauso à todos os Sambas – Luzes do Natal
Local: DAAE

Dias 7 e 8 de dezembro
14h – Oficina de Esculturas Afros de Jornal, com vestimentas e acessórios, com a Professora e arte educadora Fátima Barbosa
Local: Quilombo Rosa

Redação

Sair da versão mobile