O Grupo Heineken anunciou, nessa segunda-feira (21), em evento no Palácio dos Bandeirantes, sede do Governo do Estado de São Paulo, o investimento de R$ 320 milhões na modernização e em melhorias ambientais e sociais nas cervejarias da empresa em Araraquara, Campos do Jordão, Itu e Jacareí.
O prefeito Edinho e o vice-prefeito e secretário do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo, Damiano Neto, estiveram em São Paulo para o evento, que contou com a presença do governador João Doria (PSDB). Representando a Câmara Municipal, participaram as vereadoras Thainara Faria (PT) e Fabi Virgílio (PT) e o vereador Emanoel Sponton (Progressistas).
Segundo a Heineken, um dos objetivos dos novos investimentos é aumentar a presença de seu portfólio de marcas premium e craft (artesanal) no mercado. Para atender a essa demanda, hoje liderada pelas marcas Heineken e Baden Baden, a empresa irá investir na modernização de suas unidades produtivas, o que inclui o aumento da produção de Heineken 0.0 (sem álcool) na fábrica de Araraquara. Em 2021, o Brasil se tornou o mercado que mais consome a versão sem álcool da marca Heineken no mundo.
Na frente ESG (Ambiental, Social e Governança, na sigla em inglês), o investimento será direcionado à ampliação do uso de energias renováveis, a exemplo das caldeiras de biomassa, ao ganho de eficiência hídrica e ao crescimento de iniciativas voltadas para a circularidade (reciclagem) de embalagens de vidro.
Todas essas ações fazem parte das metas ambientais já anunciadas pelo Grupo Heineken: atingir 100% de circularidade das embalagens utilizadas em bares e restaurantes até 2025 e neutralizar a emissão de carbono de toda a sua operação até 2040.
Os novos investimentos se juntam a R$ 1,7 bilhão já aplicados pela empresa em suas unidades do estado de São Paulo nos últimos três anos, entre 2019 e 2021.
“A Heineken acredita em Araraquara. Minha gratidão às empresas que acreditam no trabalho que tem feito a nossa cidade e anunciam cada vez mais investimentos. São investimentos na ampliação da fábrica de Araraquara e para que ela produza com mais sustentabilidade. É o Governo do Estado e a Prefeitura juntando forças para levar mais investimentos para nossa cidade, gerando empregos para o nosso povo”, afirma o prefeito Edinho.
O governador João Doria destacou que mais investimentos significam mais empregos, renda, impostos e desenvolvimento para o estado, além de também elogiar a iniciativa ambiental da cervejaria. “A Heineken é a vice-líder aqui no Brasil, caminhando fortemente para aumentar seu share de mercado, ampliando a diversidade de seus produtos, seu posicionamento nos pontos de venda e, principalmente, seu exemplo de sustentabilidade. O compromisso ambiental é parte integrante do projeto ESG do Governo de São Paulo, programa que a Heineken assina nas suas novas fábricas e ampliações”, declarou o governador.
“A Heineken é a primeira cervejaria do Brasil a produzir 100% com energia verde. Esse investimento vai nos ajudar a intensificar esse movimento tão importante para a marca e para os consumidores brasileiros”, disse Maurício Giamellaro, presidente do Grupo Heineken no Brasil.
Os novos recursos aplicados na área sustentável também foram destacados por Mauro Homem, vice-presidente de Sustentabilidade e Assuntos Corporativos da Heineken no Brasil. “O investimento da Heineken em 2022 vem para fortalecer essa agenda de sustentabilidade. Agenda focada em meio ambiente e na parte social, onde a Heineken quer fazer a diferença no mercado brasileiro”, afirmou.
Também participaram do evento a secretária estadual de Desenvolvimento Econômico, Patrícia Ellen; o secretário estadual de Fazenda e Planejamento, Henrique Meirelles; o presidente da InvestSP, Gustavo Junqueira; e os prefeitos de Campos do Jordão, Marcelo Padovan (PSDB), de Itu, Guilherme Gazzola (PL), e de Jacareí, Izaías Santana (PSDB), entre outras autoridades.
Sobre o Grupo Heineken
O Grupo Heineken chegou ao Brasil em maio de 2010, após a aquisição da divisão de cerveja do Grupo FEMSA, e, em 2017, adquiriu a Brasil Kirin Holding S.A (“Brasil Kirin”), tornando-se o segundo player no mercado brasileiro de cervejas.
O grupo gera mais de 14 mil empregos e tem 15 unidades produtivas no país, sendo 12 cervejarias, duas microcervejarias e uma unidade de concentrados para refrigerantes.
No Brasil, o portfólio de cervejas do Grupo Heineken é composto por Heineken, Sol, Amstel, Tiger, Lagunitas, Kaiser, Bavaria, Eisenbahn, Baden Baden, Devassa, Schin, Glacial, No Grau e Kirin Ichiban. O portfólio de não alcoólicos inclui Água Schin, Schin Tônica, Skinka e os refrigerantes Itubaína, Viva Schin e FYs.
Segundo a empresa, o Brasil é o maior mercado da Heineken no mundo, com 1 milhão de pontos de venda espalhados pelo País.
Heineken anuncia investimentos em Araraquara
Recursos vão possibilitar mais ações de sustentabilidade, além da modernização da cervejaria local