segunda-feira, 20, maio, 2024

Henrique Sanioto recebe título de Cidadão Araraquarense da Câmara Municipal

Dedicação à ginástica artística e aos idosos motivaram a indicação do presidente da Câmara, vereador Paulo Landim (PT)

Mais lido

Henrique Sanioto recebeu na noite desta sexta-feira (19), o título de Cidadão Araraquarense em uma cerimônia realizada no Restaurante Terraço, com direito à apresentação musical do Coral Uniara e da presença das integrantes da equipe de ginástica artística da melhor idade da Fundação de Amparo ao Esporte do Município de Araraquara (Fundesport), da qual o homenageado é coordenador técnico.

A entrega da honraria foi uma iniciativa do presidente da Câmara Municipal de Araraquara, vereador Paulo Landim (PT), em reconhecimento ao trabalho realizado por Sanioto desde a adolescência, quando começou a se envolver com atividades esportivas no SESI Araraquara e teve sua paixão pela ginástica artística despertada.

“Ele representa muita coisa na cidade, especialmente para a melhor idade, levando muita paz e entusiasmo a esse público. Então, nada melhor do que homenagear o Henrique, que há quase 40 anos faz um serviço de excelência aqui em Araraquara”, justificou Landim.

 A deputada estadual Thainara Faria (PT) também esteve presente na solenidade e afirmou que “é uma alegria imensa receber o Henrique Sanioto como cidadão araraquarense e essa homenagem é um abraço que a cidade dá a um trabalho que ele vem desenvolvendo aqui há muito tempo”.

Durante sua carreira, que acumula trabalhos com faixas etárias diversas e ainda proporcionou a participação de atletas da cidade em competições nos mais diversos lugares do Brasil e do mundo, o professor também abraçou causas sociais. No início dos anos 2000 realizou ações educacionais por meio da atividade física com os internos da antiga Febem, atualmente chamada de Fundação CASA, que acabou sendo o tema de sua dissertação de mestrado em 2005.

Após receber a homenagem, Sanioto demonstrou todo seu carinho à cidade que acolheu sua família há quase meio século e que lhe tem permitido levar o nome de Araraquara cada vez mais longe. “Eu fico muito grato em me sentir da casa, agora que sou cidadão araraquarense, principalmente pelo trabalho que a gente presta, porque com ele é possível transformar a vida das pessoas e realizar sonhos”, concluiu.

O evento foi gravado e, em breve, estará disponível na íntegra no YouTube e na programação da TV Câmara, no canal 17 da TV a cabo Net/Claro.

Biografia

Henrique Sanioto nasceu em São Paulo e chegou a Araraquara no final da década de 1970, quando sua família deixou o ABC paulista rumo à cidade no interior do estado. Aos oito anos, ingressou nos esportes do SESI, como aluno de natação, judô e tênis de mesa, mas logo conheceu a Ginástica Artística e se encantou pela modalidade.

Ainda na adolescência começou um trabalho como monitor no SESI e, três anos depois, iniciou suas atividades em uma escola particular e na Fundesport, onde surgiram as primeiras equipes que representaram o município em competições esportivas e permitiram a ampliação do projeto para novos alunos.

Atualmente, Sanioto exerce as funções de consultor, empresário, professor, atuando também como coordenador de Recreação e Lazer no Clube Náutico de Araraquara, professor de dança da Melhor Idade do Município de Motuca e técnico da Melhor Idade de Ginástica Para Todos da Equipe Fundesport Araraquara.

Como professor tem marcado presença em diversos eventos esportivos internacionais com a equipe de Araraquara, como o World Gymnaestrada, no qual já participou de edições em vários países, como Alemanha, Suécia, Porto Rico, Portugal, Espanha, Áustria, Suíça, Finlândia, Itália e Holanda.

Redação

Mais Artigos

Últimas Notícias