Hoje (25) o grupo Conviva Down realiza uma caminhada em homenagem ao Dia Internacional da Síndrome de Down, comemorado no último 21 de março. Os participantes se reunirão a partir das 9 horas no Parque Infantil, no Centro de Araraquara.
Com foco na inclusão, o evento promovido pelo grupo de mãestem o objetivo de esclarecer a sociedade sobre a Síndrome de Down e acabar com o preconceito, unindo pessoas em prol da causa e buscando melhorias. Também, a programação tem o intuito de sensibilizar as famílias, que são a base para uma vida de qualidade e para o apoio das pessoas com Síndrome de Down.
A agenda começa com a concentração às 9 horas, seguida por alongamento (9h30) e relaxamento lúdico. Depois, a partir das 10 horas, o grupo do Caminhadown se une ao grupo da 2ª Palhaceata – evento realizado pela ONG Paz Sem Fronteiras – e realizam umgrande cortejo, tendo como objetivo de propagar a alegria, utilizando a arte e o humor a serviço da transformação humana e da inclusão.
A Palhaceata é uma passeata pacífica de palhaços e propõe momentos lúdicos como um antídoto para a onda de violência e discórdia que se vê pelo mundo e, nos últimos tempos, no Brasil. O evento acontece em homenagem ao Dia do Teatro e do Circo, comemorado em 27 de março. Por onde passa conquista mais seguidores, convidando o público a se divertir e integrar esse coletivo, onde todos são iguais e as seriedades da vida cotidiana se tornam motivo de brincadeira e diversão.
Para a caminhada “em conjunto”, todos estão convidados a usar narizes, maquiagens e roupas de palhaços, a fim de entrar no clima de humor do cortejo. Crianças, jovens, adultos e idosos são bem-vindos nessa festa que busca o sorriso para alegrar a alma.
A ideia é que o evento reúna todos os públicos, do Caminhadown e da Palhaceata, para uma grande celebração. É solicitado que os participantes levem lanches para a realização de um piquenique comunitário ao final da passeata. A programação é gratuita.