A Semana dos Museus e de Patrimônio de Araraquara realiza a penúltima atividade da programação das visitas guiadas hoje (23), com “Hoje é dia de… MAPA”. O Museu de Arqueologia e Paleontologia de Araraquara recebe os visitantes a partir das 14 horas.
O museu – criado em 2008 a partir do esforço conjunto entre um grupo de pesquisadores, o governo municipal e a parceria com a Fundação Araporã – abriga duas ciências: a Arqueologia e a Paleontologia, cada uma com seu objeto de estudo específico. Painéis, cenários e objetos explicam essas ciências e como elas estão inseridas no contexto de Araraquara e região.
A Paleontologia é a ciência que estuda os vestígios dos seres vivos no nosso planeta, sejam eles vegetais, animais, fungos e bactérias. Neste museu, a Paleontologia se dedica ao estudo dos icnofósseis, ou seja, os rastros ou pegadas de animais pré-históricos – sejam eles dinossauros, mamíferos primitivos e invertebrados, que estão nas lajes de arenito formadas há milhões de anos.
Já a Arqueologia é a ciência que estuda a cultura material humana, ou seja, tudo aquilo que o homem produziu ao longo de sua existência: artefatos, adornos, arte, habitações – entre outros. No MAPA os objetos que compõem o acervo são formados por artefatos líticos (feitos com pedra), como: lâminas de machados, pontas de flechas, furadores, raspadores, mãos de pilão, algum tipo de adorno como o tembetá (adorno labial) e outros. Os artefatos cerâmicos (feitos com barro ou argila) são: potes, vasilhames de vários tamanhos e formatos com diferentes finalidades.
Todo o material arqueológico é resultado de pesquisas de campo que envolve a região de Araraquara em específico, bem como todo o Estado de São Paulo e, até o momento, há uma estimativa de atividade humana em torno de 11 mil anos.
A última visita do “Hoje é dia de…” será na sexta-feira (24), data de aniversário dos 49 anos do Museu Histórico e, por isso, a visita guiada estará no museu da Praça Pedro de Toledo. Lembrando que o Museu Histórico Voluntários da Pátria foi aberto ao público em 24 de maio de 1970.
Para as visitas guiadas, não é necessário realizar inscrição previamente, basta chegar e participar. Toda a programação é gratuita. Vale lembrar que o MAPA funciona de segunda à sexta-feira, das 9h15 às 17h; e aos sábados, das 9h30 às 11h45. O agendamento de grupos e escolas é pelo fone 3332-4933. O museu está localizado na Rua Voluntários da Pátria, esquina da Avenida Portugal, no Centro de Araraquara.