A taxa de mortes no trânsito em cidades do interior de SP supera a da capital. Em Araraquara, vítimas fatais são homens com idade entre 20 e 24 anos somam 35, contra 8 do sexo feminino segundo dados da plataforma INFOSIGA do Detran. Para chamar atenção para essa realidade, a Igreja Santa Cruz, no Dia de São Cristóvão (25), protetor dos motoristas, caminhoneiros, taxistas e de todos os transportadores, realiza missas às 7h e 19h30, onde será enfatizado a importância do respeito às Leis de Trânsito para segurança de seus usuários. Durante a celebração, motoristas, carteiras de habilitação e chaves serão abençoados.
“No dia de São Cristóvão, padroeiro dos motoristas, popularmente conhecido como Protetor dos viajantes, é fundamental lembrar da importância de se respeitar as Leis de Trânsito para que possamos evitar acidentes e mortes e para garantir a segurança de todos os utilizadores das vias. Assim, teremos um tráfego mais ordenado e fluente e promoveremos a interação social no trânsito. Peçamos a intercessão de São Cristóvão para nos proteger dos perigos e da violência no trânsito!” alerta Pe. Nelson Antonio Linhares, reitor da Igreja Santa Cruz
Dados do Detran-SP revelam também que o percentual de motos são os meios de locomoção de maior letalidade, com 32%, seguido de automóveis, com 16. Diante desse quadro, logo depois da missa a programação do Dia de São Cristóvão será marcado também com bênção especial sobre veículos, motos e caminhões que passarem, ao lado da Igreja de Santa Cruz. A expectativa é de que mais de 500 pessoas participem dessas ações.
Números de acidentes:
Nos municípios atendidos pela concessionária na região de São Carlos, se comparadas ao mesmo período de 2023, quando foram computadas 66 colisões, as 100 ocorrências registradas entre janeiro e março deste ano representaram aumento de 51,5%. Araraquara lidera com 27, seguida de São Carlos, com 21, e Taquaritinga, com 13.
No comparativo, algumas cidades se destacam. Em São Carlos, por exemplo, que teve 16 ocorrências nos primeiros três meses de 2023, as colisões contra postes aumentaram 31,2% este ano. Araraquara segue no topo do ranking, mas teve queda de 6,9%.
Sobre São Cristóvão (Padroeiro dos motoristas, dos viajantes e dos taxistas)
“Cristóvão” significa “aquele que carrega Cristo”. São Cristóvão é protetor dos viajantes, taxistas e dos motoristas. Martirizado no século três, possivelmente viveu na Síria.
De acordo com a tradição, Cristóvão era um homem muito grande e materialista, orgulhoso e com manias de grandeza. Supondo que o rei a quem servia fosse a pessoa mais importante do mundo, Cristóvão tinha vida mundana e desregrada.
Seu trabalho era transportar as pessoas sobre um imenso rio, devido à sua altura. Um dia, um menino chegou ao bom gigante e lhe pediu: “É possível tu me transportares para a outra margem do rio?”
Cristóvão pegou o menino nos ombros e seguiu o seu roteiro. Só que, a cada passo dado, o menino lhe pesava cada vez mais; parecia ao gigante estar carregando o peso do mundo inteiro. Ao observar o espanto de São Cristóvão, o menino lhe falou: “Em teus ombros, levaste mais que o mundo inteiro. Tu carregaste o Senhor do Mundo. Eu sou Jesus, aquele a quem tu deves servir…
O gigante descobriu então o verdadeiro Rei. Convertido, passou a fazer caridade para servir ao novo Senhor; passou a servir seus semelhantes, vivendo com fé e garra, transformando-a em sua lei.
SERVIÇO:
Dia de São Cristóvão – 25 de julho- 5ª feira
Horário: 7h e 19h30
Local: Igreja Santa Cruz – Rua São Bento – Araraquara – SP