Início Araraquara Igreja Santa Cruz realiza Ação de Saúde e Cidadania na Festa do...

Igreja Santa Cruz realiza Ação de Saúde e Cidadania na Festa do Padroeiro, nesta quarta-feira!

As doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) são uma principais causas de morte no mundo e no Brasil

Um dia para cuidar da saúde e colocar sua documentação em ordem.  No dia 11 de setembro, 4ª feira, a Igreja Santa Cruz realiza, de 7h30 às 17h, uma grande Ação de Saúde e Cidadania com diversos serviços e atividades para a população. A ideia é informar e educar para desenvolver comportamentos mais saudáveis. Em 6 tendas espalhadas na área externa serão oferecidos, gratuitamente, testes de glicose, aferição de pressão arterial, vacinação contra a dengue e Covid, corte de cabelo, orientação de saúde, são alguns dos serviços oferecidos.

“Na celebração da festa da Santa Cruz, que é o titular e nossa Igreja no centro de Araraquara, estamos promovendo esta ação de saúde e cidadania para enfatizar que a fé precisa de obras concretas em favor dos mais pobres e necessitados, ajudando a fortalecer a cidadania e ajudando a construir uma cidade mais fraterna e humanizada!”, ressalta Pe. Nelson Antonio Linhares, reitor da Igreja Santa Cruz

E quem deseja fazer uma transformação no visual poderá cortar o cabelo e ainda embelezar as unhas. Além de cuidar da saúde, o público poderá colocar sua documentação em dia. Certidões de nascimento, casamento e óbito, orientações dos direitos do cidadão e muito mais.

Ao todo mais de 30 profissionais estarão envolvidos nessa Ação de Saúde e Cidadania. Ao longo de todo o dia serão rezadas as novenas a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, uma tradição da Igreja Santa Cruz que reúne centenas e fiéis todas as quartas-feiras. Nas novenas, serão abençoadas as carteiras de trabalho, crachás e fotos, água, objetos religiosos, pessoas enfermas e exames de saúde. Às 19h30, acontece o sétimo dia da Novena da Santa Cruz, na Missa festiva, com o tema: A Santa Cruz nos faz perseverar na fé!

Na quinta-feira, dia 12/09, haverá Adoração ao Santíssimo Sacramento, às 18h30 e Missa festiva.

Na sexta-feira (13/09), às 18h30, haverá a reza da Via Sacra, recordando o caminho da paixão e morte de Jesus na cruz. Logo após, será celebrada a Missa. As barraquinhas da festa funcionarão durante todo o dia com saborosos alimentos para o lanche e a venda do tradicional Bolo da Santa Cruz.

No dia da Festa do Padroeiro, às 18h30, acontece a Solene Celebração Eucarística em louvor a Santa Cruz que será presidia pelo Bispo da Diocese de São Carlos, Dom Luiz Carlos, e concelebrada pelo reitor dos redentoristas, Pe. Nelson Antonio Linhares e os demais missionários. Ao longo de todo o dia as barraquinhas estarão abertas ao povo.

Números da Desinformação

A saúde vai mal. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), as doenças crônicas, que na maioria dos casos podem ser evitadas, são responsáveis por 60% dos gastos com saúde em todo o mundo. Segundo o Anuário Estatístico de Saúde, elaborado pelo Ministério da Saúde, no Rio de Janeiro, 33% da população tem pelo menos uma doença crônica e 46% têm duas ou mais doenças que poderiam ter sido evitadas. O índice supera a média nacional, que é de 31%.

Números da desigualdade social

A falta de registro civil é um reflexo da desigualdade social e pode impedir o acesso a direitos básicos. De acordo com o IBGE, cerca de 3 milhões de brasileiros não possuem certidão de nascimento, o que representa 2,59% da população do país. 

Mais de 91 mil crianças foram registradas no Brasil apenas com o nome da mãe na certidão de nascimento. Por dia, são cerca de 460 registros sem a identificação da paternidade. Os dados são do Portal da Transparência, da Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen).

Na comparação entre regiões, com os dados dos últimos oito anos, a maior quantidade de pais ausentes se concentra na região Sudeste, com 455.723. Na sequência está o Nordeste com 382.241 crianças registradas sem o nome do pai. Em terceiro, está o Norte com 187.857.

Embora o levantamento tenha números somente dos últimos sete anos, a ausência paterna é um problema antigo e não se limita à falta de um nome na certidão de nascimento; ela também pode causar traumas de rejeição.

SERVIÇO:

IGREJA SANTA CRUZ – FESTA DA PADROEIRA

AÇÃO DE SAÚDE E CIDADANIA

DIA 11 DE SETEMBRO HORÁRIO:7H30 ÀS 17H

LOCAL: IGREJA SANTA CRUZ – Avenida Osório, 172

Redação

Sair da versão mobile