A Incubadora Pública de Economia Criativa e Solidária (Ipecs) graduou nesta quarta-feira (23), no auditório da unidade Sebrae Araraquara, as três primeiras cooperativas apoiadas pela Prefeitura, nesses três anos de existência do programa municipal.
Durante o ato solene receberam certificados de conclusão do processo de incubação avançando para pós-incubação as cooperativas: Sol Nascente, que atua na zeladoria de áreas verdes e de preservação, Vitória Multisserviços, também voltada à zeladoria e coleta de resíduos, e a Panelas Unidas, do ramo de alimentação.
Na abertura do evento, o gerente Luiz Andia Filho, o Bidas, da unidade regional do Sebrae Araraquara, ressaltou a importância da capacitação dos cooperados sobre a legislação, riscos, acertos e também os exemplos dos casos de sucesso e colocou o Sebrae à disposição. O Sebrae ofertou uma formação sobre cooperativismo e coffee-break para comemorar os três anos da Ipecs.
O vice-prefeito e secretário do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo, Damiano Neto, ressaltou a conquista da graduação e a competência das cooperativas em prestar serviços de qualidade à população.
“A Incubadora Pública de Economia Criativa e Solidária é uma iniciativa extremamente bem-sucedida, deste governo, que foi criada num momento de pandemia, um momento muito difícil para todos, principalmente para a economia global. Agora, com alegria estamos comemorando o terceiro aniversário da incubadora com ótimos serviços prestados, geração de empregos e renda e fomento aos novos empreendedores solidários”,
A coordenadora da Coordenadoria de Economia Criativa e Solidária, Camila Capacle elogiou o empenho das cooperadas e cooperados da equipe de gestão da Incubadora. A gerente da Ipecs e do Programa Coopera Araraquara, Vivian Pacheco, certificou as cooperativas e anunciou, em breve, um novo edital para novas cooperativas.
Em seguida, os empreendedores participaram de um curso do Sebrae sobre cooperativismo.
Também participaram do ato João Dias; Flávia Andrade e Elaine Campos da Cetecs e gestores das cooperativas Acácia, Morada Car e Dons Dorkas.